Serviço

Projeto da escritora Márcia Mendes "Um livro para chamar de Meu" doa livros para incentivar leitura

Crianças serão presenteadas com nova obra literária da escritora Márcia Mendes.

Por Da Redação

Projeto da escritora Márcia Mendes "Um livro para chamar de Meu" doa livros para incentivar leituraCréditos da foto: divulgação

Era uma vez uma menina que amava ler e ouvir histórias, brincar com as palavras, inventar mundos, transformar realidades... Histórias de Lá e de Cá, a mais nova obra literária da escritora baiana Márcia Mendes, é a realização de mais um sonho da menina que não tinha um livro para chamar de seu. Esta falta alimentou o desejo pela leitura e abriu portas para um outro sonho: escrever histórias. “É maravilhoso interagir com as crianças, acolher sorrisos, abraçar perguntas cheias de curiosidades”, define a escritora Márcia Mendes.


A quinta obra literária da autora baiana chega ao mercado com o selo do projeto Um livro para chamar de Meu. “Para cada livro comprado outro será doado para uma criança que não tem acesso à leitura”, explica a idealizadora do projeto, que já distribuiu gratuitamente centenas de exemplares.


Desde 2017, quando acompanhava como formadora de turmas do ciclo de alfabetização em várias escolas pela Bahia, contava histórias e via o desejo de algumas crianças de levarem o livro para casa, a iniciativa nasceu. E vem crescendo aos pouquinhos com uma dose exagerada de afeto. 


De lá para cá, Márcia vem mobilizando amigos, educadores, outros escritores, editoras que queiram contribuir para ampliar o acesso à leitura através do projeto. Com as doações, outras crianças podem ter um livro para chamar de seu. “Em cada livro que entrego, vejo a alegria no rosto das crianças. Elas abraçam o livro, cheiram, fazem bom uso. Estamos semeando leitura”. 


Com ilustrações de Daniel Dias, Histórias de Lá e de Cá aborda vivência de duas meninas sobre um livro guardado nas memórias delas. É um conto de encantamento de um tempo em que gente e bichos conversavam, brincavam, recitavam poesia. “É uma narrativa brincante e deliciosa. As ilustrações de Daniel Dias são saborosas, cheias de cores, de vida”, define Mendes. 


Uma vida que rompe com padrões. Os traços parecem sair do papel para passear e dar mais movimento ao texto. “Para favorecer a interação com as crianças, algumas ilustrações estão sem cor. É um convite à criança para que pinte do próprio jeito com as cores da imaginação”, explica a autora que é formada em Letras com especialização em Estudos Linguísticos e Literários e Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).   


O projeto vai além da doação de obras literárias. Contação de histórias, prosa com a autora nas escolas, em feiras literárias e lives, mediação de leitura para a infância com professoras a partir de obras produzidas por diferentes autoras e autores e ciranda literária com mulheres fazem parte das ações planejadas em rede. “Estamos tecendo novas histórias com literatura e muito amor”. 


SOBRE A AUTORA


Natural de Catu, Márcia Mendes foi criada em São Sebastião do Passé, em um ambiente de pouco acesso à leitura. Cresceu sem ter um livro em casa. “Meu contato com os livros era restrito à escola. Quando tive meu primeiro livro foi tudo para mim”, relembra. Dandara, cadê você?, Quem é Amora?, A Gata que não era Xadrez são obras assinadas pela professora e escritora Márcia Mendes. 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.