Plano Inclinado tem operação suspensa por 15 dias para manutenção preventiva
Vale lembrar que a última manutenção do Plano Inclinado Pilar aconteceu entre 13 e 26 de outubro
O Plano Inclinado Pilar, na Cidade Baixa, em Salvador, está com o funcionamento suspenso pelos próximos 15 dias. Segundo as informações, o serviço é corretivo, já que algumas peças do equipamento precisam ser substituídas após determinado tempo de uso. Vale lembrar que a última manutenção do equipamento foi entre 13 e 26 de outubro.
Os usuários do Pilar poderão utilizar o Elevador do Taboão durante a interrupção da operação. O ascensor fica localizado a 700 metros do Plano Inclinado Pilar e funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 17h15. A entrada é gratuita.
SOBRE O PILAR
O Plano Inclinado Pilar liga a Rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo, na Cidade Alta e foi construído em 1897, onde já existia o Guindaste dos Carmelitas. Entre 1912 e 1915, a linha foi eletrificada pela empresa Otis, período em que recebeu novos carros, construídos pela empresa estadunidense “Brill”, na Filadélfia, e foi removida a cremalheira. Os novos carros tinham pavimento ajustável que acompanhava a inclinação da linha de 83%, segundo o fabricante.
A linha foi desativada em 1984, quando transportava três mil passageiros por dia, e as estações e os seus carros passaram a ser habitadas por desabrigados.
A partir de 2005 foi iniciado um projeto de recuperação da linha, que foi completamente refeita. Carros modernos, com capacidade para 20 passageiros (ou 1500 quilogramas) foram instalados, tendo a reinauguração ocorrido a 29 de março de 2006, como parte das comemorações do 457° aniversário da cidade de Salvador.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!