Serviço

Março Amarelo: Salvador ganha centro especializado em endometriose

Se não for tratada adequadamente, a doença pode causar infertilidade, com possibilidade até de outras consequências clínicas graves

Por Bruna Castelo Branco

Março Amarelo: Salvador ganha centro especializado em endometrioseCréditos da foto: Pexels/Ilustrativa

A endometriose é uma doença crônica que afeta uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva no mundo. Apesar de muito comum, a maioria das mulheres passa mais de sete anos com a doença sem um diagnóstico conclusivo.


Durante a campanha do Março Amarelo e pensando em atender à grande incidência da doença em mulheres de Salvador, será inaugurado um serviço no Itaigara Memorial com o objetivo de detectar e tratar a Endometriose de uma forma integral: a Academia Multidisciplinar de Endometriose (AME), liderada pela cirurgiã ginecológica Emilly Serapião e pelo cirurgião do trato gastrointestinal Leonardo Landim.


Alguns fatores, como explicam os médicos, explicam a demora do diagnóstico, como o fato de que sintomas como cólicas menstruais ou dor na relação sexual sejam frequentemente ignorados ou aceitos como uma coisa normal. Além disso, é uma doença que pode se apresentar de múltiplas formas e, muitas vezes, os sintomas imitam os de outras patologias, criando um fator de confusão diagnóstica.


“No campo da cirurgia, procedimentos minimamente invasivos permitem intervenções mais precisas e focadas que promovem uma recuperação mais rápida da paciente, menos dor devido à manipulação reduzida de tecidos e órgãos, menor perda de sangue e incisões muito menores. Essas intervenções podem ser realizadas em Hospitais Dia, estruturas viáveis e seguras, oferecendo alguns benefícios em relação aos hospitais gerais tradicionais”, disse Leonardo Landim.


Se não for tratada adequadamente, a doença pode causar infertilidade, com possibilidade até de outras consequências clínicas graves.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.