Perícia para público PCD tem fila zerada no Detran-BA
Atendimentos para perícia de PCDs são marcados via ligação telefônica e o Detran dá prazo de até cinco dias para o agendamento do serviço
Após a suspensão dos atendimentos aos processos voltados às pessoas com deficiência (PCD), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) tem filas zeradas para as perícias médicas, importantes para processos como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o departamento, os serviços foram suspensos durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Para dar mais celeridade aos procedimentos, foram contratados novos profissionais, permitindo que a retenção fosse finalizada.
Apenas as pessoas com deficiência física que pretendem obter ou renovar a CNH especial devem fazer a perícia no órgão de trânsito. Pessoas com deficiência têm o direito de comprar veículos novos com a isenção de impostos (IPI, IOF, ICMS e IPVA). Segundo as normas, o condutor que busca benefícios fiscais precisa do laudo atestando a deficiência assinado por dois médicos credenciados ao SUS. Em seguida, ele deve procurar a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz -BA), para realizar os procedimentos que garantem a isenção de tributos.
Após passar pelos exames clínicos, os dados do paciente que precisar da perícia são enviados para o Detran, que entra em contato com o cidadão através de ligação telefônica, agendando o processo para até cinco dias úteis. Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, pela manhã, a partir das 8h, e no turno vespertino, das 13h30 até o último atendimento do dia.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!