Salvador registra redução de mortes violentas em 2025, diz Polícia Civil

Salvador e RMS tiveram redução nas mortes violentas no primeiro semestre de 2025, segundo levantamento oficial

Por Ananda Costa.

Salvador e a Região Metropolitana (RMS) registraram queda nas mortes violentas no primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados pela Polícia Civil da Bahia nesta terça-feira (29). Os dados consideram crimes como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Salvador, RMS e Bahia apresentam redução em mortes violentas.  Foto: Divulgação Ascom PCBA

+ ‘Mahalo’ e ‘Shock’: líderes do tráfico morrem em confronto com PM em Salvador

Na capital, a redução foi de 16,6% em relação ao mesmo período de 2024: foram 398 ocorrências neste ano, contra 477 no ano passado. Já a RMS apresentou diminuição de 8,4%.

Mortes violentas no estado 

Foto: Divulgação Ascom PCBA

A Polícia Civil também informou que, no total do estado, a queda foi de 7,3% nos crimes letais intencionais em comparação com o primeiro semestre do ano anterior. No interior, a redução registrada foi de 4,1%.

“A queda dos índices criminais tem relação direta com a dedicação e o empenho dos homens e mulheres que compõem as Forças Policiais e de Bombeiros. São eles que arriscam diariamente suas vidas para servir e proteger”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

+ Anuário de segurança: Bahia é segundo estado mais violento do Brasil

+ “É lamentável”, diz chefe da Polícia Civil sobre Bahia ser 2º estado mais violento do Brasil

Salvador liderou ranking nacional de violência em 2024

 Foto: Freepik

Apesar dos números mais recentes, Salvador terminou 2024 como a capital mais violenta do Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A cidade ultrapassou Macapá, com uma taxa de 52 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional, de 20,4.

Ao todo, foram 1.335 mortes violentas registradas na capital no ano passado. O mesmo levantamento colocou a Bahia como o segundo estado mais violento do país, atrás apenas do Amapá.

LEIA MAIS: Salvador volta a ser capital mais violenta do Brasil, aponta anuário

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.