Banco Master: Toffoli autoriza novas diligências da PF em investigação
Toffoli deu prazo de 30 dias para PF realizar depoimentos dos investigados e autoridades que realizaram investigações do Banco Master
Por Juana Castro.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (15) determinar novas diligências na investigação que envolve o banqueiro Daniel Vorcaro, um dos sócios do Banco Master. A medida foi tomada após o andamento das apurações que buscam esclarecer fraudes envolvendo a instituição financeira.

Toffoli concedeu à Polícia Federal (PF) o prazo de 30 dias para realizar os depoimentos dos investigados e das autoridades do Banco Central que participaram das investigações. Além disso, a PF poderá requisitar informações de outros órgãos envolvidos no caso e fazer novos pedidos de quebra de sigilo telefônico.
No início deste mês, o ministro Toffoli decidiu que a investigação sobre o Banco Master deveria tramitar no STF, e não mais na Justiça Federal em Brasília. A mudança se deu em razão da citação de um deputado federal durante as investigações, já que parlamentares têm foro privilegiado perante a Corte.
Em novembro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que investigou a concessão de créditos falsos pelo Banco Master e a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco Regional de Brasília (BRB), um banco público vinculado ao governo do Distrito Federal. As fraudes investigadas podem chegar a R$ 17 bilhões.

Além de Daniel Vorcaro, estão sendo investigados os ex-diretores Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva, assim como o baiano Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco.
Após a prisão de Vorcaro, seus advogados negaram que o banqueiro tenha tentado fugir do país, reafirmando que ele sempre se colocou à disposição para colaborar com a apuração dos fatos.
O Banco Regional de Brasília (BRB) informou que contratará uma auditoria externa para investigar os fatos e avaliar possíveis falhas de governança e controles internos da instituição.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).