“É lamentável”, diz chefe da Polícia Civil sobre Bahia ser 2º estado mais violento do Brasil

Além de falar sobre a situação da segurança na Bahia, o chefe da Polícia Civil, André Viana, falou sobre os quatro meses de gestão

Por Lucas Pereira.

O delegado-geral André Viana, chefe da Polícia Civil baiana classificou como “lamentável” a posição da Bahia no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta o estado como o segundo mais violento do país em número de homicídios. A declaração foi dada em entrevista ao programa Linha de Frente, da Rádio Antena 1 Salvador, nesta segunda-feira (28).

Além de falar sobre a situação da segurança na Bahia, o chefe da Polícia Civil, André Viana, falou sobre os quatro meses de gestão. Foto: Youtube/Linha de Frente

Segundo ele, embora os dados oficiais mostrem quedas consecutivas nos índices de assassinatos nos últimos anos, o número absoluto de mortes ainda é muito alto. “Não podemos, de forma nenhuma, maquiar esse problema. Temos que arregaçar as mangas e apresentar novas respostas”, afirmou ao jornalista Pablo Reis.

O chefe da Polícia Civil destacou ainda que a Bahia tem registrado reduções progressivas nas estatísticas de homicídios: 6% em 2023, 8,2% em 2024 e 7,3% no primeiro semestre de 2025. Ele também criticou a subnotificação de mortes em outros estados, onde, segundo ele, muitos casos são classificados como “morte a esclarecer”, o que pode distorcer comparativos nacionais. “Na Bahia, apresentamos os dados com clareza. E deve ser assim. Ponto”, disse.

Delegado da Polícia Civil destaca treinamento como pilar da nova gestão

Sem fugir da responsabilidade, André Viana defendeu que os altos índices de violência devem ser enfrentados com investimentos e estratégias consistentes

O chefe da Polícia Civil ainda listou quais pilares do trabalho da PC. Foto: Youtube/Linha de Frente

Balanço da gestão

Empossado em março deste ano, durante uma mudança geral nos comandos das polícias, André Viana, em entrevista ao Aratu On, fez um balanço sobre os quatro meses de gestão à frente da Polícia Civil.

“São 4 meses onde tivemos muito trabalho.  Nós estabelecemos quatro pilares, esses quatro pilares eles estão sendo estruturados, onde o primeiro pilar da gestão foi a ‘capacitação e treinamento’. Outro pilar é o de ‘operações’, são mais de 200 operações realizadas.  Mas, além disso, nós temos o pilar da “elucidação”, nós temos um índice geral agora de 79,4% de elucidação de crimes. E nós temos [o pilar da] comunicação, então temos efetuado essa maratona de divulgar as ações que a sociedade tem que tomar conhecimento”, explicou.

A entrevista completa do chefe da Polícia Civil baiana, delegado André Viana, você confere no Youtube do Linha de Frente.

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.