PM desmonta barricadas usadas por criminosos para bloquear ruas em Salvador
Barricadas eram utilizadas para restringir a circulação de moradores e dificultar o acesso de veículos
Uma operação da Polícia Militar desmontou barricadas instaladas por criminosos na Rua Alto da Mangueira, no bairro de Pernambués, em Salvador. As estruturas eram utilizadas para restringir a circulação de moradores e dificultar o acesso de veículos à localidade.
Após a retirada das obstruções, a via foi liberada e o policiamento permanece reforçado na região, com o objetivo de garantir a segurança da população e impedir a instalação de novas barricadas.

Polícia Militar na Bahia: desafios, ações e combate ao crime em Salvador
Sempre que um cidadão presencia uma situação fora da normalidade, o número mais acionado é o 190. A ligação ativa a atuação da Polícia Militar da Bahia (PMBA), força responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública em Salvador. No entanto, essa presença constante também escancara um dado alarmante: segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, a Bahia tem a polícia que mais mata no Brasil, com um aumento de 235% nas mortes por intervenção policial.
Além da atuação nas ruas, a corporação é estruturada em batalhões e operações que abrangem desde o policiamento rodoviário até o ambiental. Para entender como a PM se organiza e atua na capital, o Aratu On detalha a estrutura e as estratégias empregadas pela instituição.
Como o policiamento é feito nos bairros?
De acordo com a PM, as rondas são realizadas em duplas ou trios, a depender da área. Em locais de difícil acesso, o policiamento é feito a pé. Já em regiões turísticas, faixas litorâneas e principais corredores de tráfego, são utilizadas viaturas e motocicletas.
Quando o terreno não permite a circulação de veículos, a PM recorre ao policiamento montado. Além disso, há o suporte de bases móveis com policiais de pronto-emprego em pontos estratégicos da cidade.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).