Formiga assume cargo no Ministério do Esporte

Com Formiga no Ministério do Esporte, ideia é reforçar políticas para futebol feminino

Por Juana Castro.

Ícone da Seleção Brasileira Feminina, a ex-jogadora Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, passou a integrar oficialmente o Ministério do Esporte nesta terça-feira (20). A baiana, reconhecida como uma das maiores atletas de todos os tempos, foi nomeada diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, cargo vinculado à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Formiga passa a assumir cargo no Ministério do Esporte nesta terça-feira (20) | Foto: CBF

A ex-volante, de 47 anos, substitui Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, que ocupava a função desde agosto de 2024 e também construiu trajetória marcante com a camisa da Seleção Brasileira.

Conforme o ato de nomeação publicado, Formiga receberá salário bruto de R$ 20.327,48. A chegada da ex-atleta ao ministério ocorre em um momento estratégico para o futebol feminino nacional, que vive o ciclo de preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil.

+ Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina

Reconhecida internacionalmente, Formiga detém um feito inédito no futebol mundial: é a atleta que mais disputou Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, com sete participações em cada uma das competições, entre homens e mulheres. Ao longo da carreira, tornou-se símbolo de longevidade, liderança e pioneirismo, sendo referência para diferentes gerações de jogadoras.

Na nova função, a ex-jogadora terá como missão colaborar na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do futebol brasileiro, com foco especial na promoção, estruturação e ampliação do futebol feminino no país.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (19).

Print/Diário Oficial da União (DOU), 19 de janeiro de 2026

Formiga recebeu Comenda Maria Quitéria em Salvador

Em 2022, a Câmara de Salvador aprovou a concessão da Comenda Maria Quitéria à meio-campista Formiga. O projeto foi proposto pelo então presidente da Casa, Geraldo Jr. (MDB), atual vice-governador da Bahia.

A Comenda Maria Quitéria é entregue a mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Salvador ou ao estado da Bahia. É concedida no dia 2 de julho, quando se comemora a independência da Bahia, em sessão solene dedicada à data. 

Formiga foi a primeira mulher eternizada na Calçada da Fama do Mineirão

Também em 2022, Formiga se tornou a primeira mulher a gravar suas pegadas e assinatura na Calçada da Fama do Museu Brasileiro de Futebol, no Mineirão. "Histórico", definiu a atleta, à época, ao compartilhar o momento com seguidores, amigos e fãs em seu Instagram.

Formiga foi a primeira mulher eternizada na Calçada da Fama, no Mineirão | Foto: Divulgação/Mineirão

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.