Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina

2027 é logo ali: Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina

Por João Tramm.

Por meio do Decreto nº 40.975, publicado nesta quarta-feira (12), Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina de 2027. O objetivo é coordenar, de forma transversal, ações voltadas ao desenvolvimento, qualificação e promoção do evento internacional que terá a capital baiana como uma das sedes.

Assinado pelo prefeito Bruno Reis, o decreto estabelece que o grupo será composto por representantes de 15 órgãos e entidades municipais.

Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina

Segundo já afirmou o prefeito, a cidade está pronta para receber o torneio da FIFA: "Agora estamos prontos nesse quesito, com transporte público, obras de mobilidade urbana que melhorarem os acessos e o deslocamento na cidade, e o que vamos fazer é reforçar os serviços que são atribuídos a Prefeitura para a alta demanda que teremos na cidade", declarou. 

O Brasil foi escolhido ano passado como sede da Copa, a escolha contou com celebração por parte da rainha Marta. Considerada seis vezes a a melhor jogadora do mundo, Marta se emocionou com a escolha do Brasil como país que sediará pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina. 

Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina

A coordenação do grupo ficará sob responsabilidade da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE). A pasta também será responsável por custear as despesas necessárias à execução e desenvolvimento das ações relacionadas à preparação da cidade para o torneio. Os recursos, segundo o decreto, deverão ser empenhados em dotação orçamentária própria da pasta.

De acordo com o texto, cada órgão participante deverá indicar formalmente um representante titular e um suplente, sendo preferencialmente os próprios secretários municipais. A nomeação dos integrantes será feita por ato do chefe do Executivo.

O decreto ainda define que a participação no grupo é considerada de relevante interesse público, sem remuneração adicional aos membros designados.

Pastas integrantes do grupo:

15 órgãos e entidades municipais, incluindo:

  • Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE);
  • Governo (SEGOV); Casa Civil; Fazenda (SEFAZ);
  • Cultura e Turismo (SECULT);
  • Inovação e Tecnologia (SEMIT);
  • Saúde (SMS);
  • Comunicação (SECOM);
  • Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA);
  • Mobilidade (SEMOB);
  • Ordem Pública (SEMOP);
  • Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB);
  • Desenvolvimento Urbano (SEDUR);
  • além da Procuradoria-Geral do Município (PGMS) e da Empresa Salvador Turismo (SALTUR).

Foto: Thais Magalhães/CBF

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.