Operação fiscaliza bebidas irregulares em estabelecimentos de Salvador
Operação fiscalizou quatro estabelecimentos nos bairros de Itapuã e Stella Maris, em Salvador
Em meio ao aumento de casos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebidas alcoólicas no Brasil, todo cuidado é pouco. Por isso, a Operação Bebidas Etílicas fiscalizou, nesta quinta-feira (9), quatro estabelecimentos nos bairros de Itapuã e Stella Maris, suspeitos de atuação irregular.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
Esta é a quarta etapa da operação na capital baiana. Em um depósito em Itapuã, foram encontradas 155 unidades de bebidas irregulares, sendo cinco recolhidas pelo DPT para perícia técnica. O local foi autuado e teve o descarte do material determinado pelas autoridades.
No mesmo bairro, uma loja de distribuição teve 35 bebidas apreendidas por estarem impróprias para consumo. O estabelecimento foi autuado pelos órgãos de fiscalização e será alvo de inquérito instaurado pela Decon.
Em Stella Maris, dois pontos comerciais foram fiscalizados. No primeiro, foram localizadas 38 bebidas irregulares, com quatro unidades enviadas à perícia. Parte do material foi descartada voluntariamente, sob supervisão das equipes. No segundo ponto, sete bebidas irregulares foram encontradas, com duas amostras recolhidas pelo DPT para análise; o restante também foi descartado de forma supervisionada.
Operação
A ação é resultado do trabalho conjunto do Governo do Estado, por meio da Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), com apoio do Procon-BA, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
A Operação Bebidas Etílicas tem como objetivo coibir a comercialização de bebidas alcoólicas em desacordo com as normas sanitárias e de fiscalização, garantindo a saúde e segurança do consumidor. Novas fiscalizações estão programadas para os próximos dias, abrangendo diversos bairros da capital baiana.
Jovem com suspeita de intoxicação na Bahia
Um jovem de 24 anos está sob cuidados médicos na UPA 24h de Jacobina, no norte da Bahia, com suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi confirmada em nota oficial divulgada pela Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
De acordo com o comunicado, o paciente apresentou sintomas compatíveis com intoxicação exógena, possivelmente provocada pelo consumo de bebida alcoólica adulterada em outro município. Ele recebeu atendimento imediato da equipe médica plantonista, e todos os protocolos clínicos foram aplicados. O caso segue em acompanhamento e aguarda análise laboratorial para confirmação ou descarte.
Intoxicação por metanol
O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).
No último sábado (4), o número de notificações de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol era de 127, distribuídos em 12 estados.
O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.
Ao todo, 13 estados tem casos notificados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.
Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Na Bahia, a informação foi divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) após investigação laboratorial.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).