Foragido do Conjunto Penal de Eunápolis é preso em Porto Seguro
Foragido do Conjunto Penal de Eunápolis foi recapturado no dia 6 de setembro, em Porto Seguro, após ser preso em flagrante por tráfico de drogas
Por Ananda Costa.
Um foragido do Conjunto Penal de Eunápolis, identificado como Valtinei dos Santos Lima, conhecido como "Dinei" foi recapturado no dia 6 de setembro, em Porto Seguro, após ser preso em flagrante por tráfico de drogas. A fuga aconteceu em dezembro de 2024 quando homens armados invadiram o presídio e libertaram 16 detentos.
Durante a abordagem, o homem apresentou um documento falso em nome do irmão, na tentativa de esconder sua verdadeira identidade e dois mandados de prisão em aberto.
A fraude foi descoberta durante a transferência para o Conjunto Penal, quando o suspeito foi reconhecido por policiais e confessou o uso de identidade falsa. A identificação foi confirmada por meio de exame papiloscópico.
Foragido desde dezembro de 2024, ele teve os mandados cumpridos e segue à disposição da Justiça.
Quem são os foragido do Conjunto Penal de Eunápolis
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária confirmou o ocorrido e divulgou a lista dos presos que escaparam. Veja quem são os 16 fugitivos do presídio de Eunápolis:
- Romildo Pereira dos Santos
- Valtinei dos Santos Lima
- Sirlon Riserio Dias Silva
- Mateus de Amaral Oliveira
- Geifson de Jesus Souza
- Ednaldo Pereira Souza
- Anderson de Oliveira Lima
- Altieri Amaral de Araujo
- Anailton Souza Santos
- Fernandes Pereira Queiroz
- Giliard da Silva Moura
- Rubens Lourenço dos Santos
- Thiago Almeida Ribeiros
- Idario Silva Dias
- Isaac Silva Ferreira
- William Ferreira Miranda
Ex-diretora envolvida na invasão
A invasão no presídio, segundo o Ministério Público, foi facilitada pela ex-diretora do local, Joneuma Silva Neres, que foi presa em janeiro deste ano após operação da Polícia Civil, o coordenador de segurança Welington Oliveira Sousa e o traficante Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, líder do PCE (Primeiro Comando de Eunápolis).
A fuga teria custado R$ 2 milhões à facção e, à época, foi usada uma furadeira para abrir o teto da cela 44, por onde os presos escaparam.
Joneuma Silva Neres é ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Ela é acusada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de integrar e favorecer o Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), uma facção criminosa que domina a região. Segundo a denúncia, Joneuma teria lucrado cerca de R$ 1,5 milhão em propinas e regalias oferecidas a membros da organização.
LEIA MAIS: Fuga do presídio em Eunápolis: confira detalhes sobre presos e mortos até o momento
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).