Fuga do presídio em Eunápolis: confira detalhes sobre presos e mortos até o momento
Duas pessoas envolvidas na fuga foram presas na sexta-feira, enquanto outros três homens morreram em confronto com a Polícia no sábado
A fuga do presídio em Eunápolis, na última quinta-feira (12) no qual 16 detentos fugiram, incluindo o líder da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), conhecido como Dada, teve atualizações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Os dados desta segunda-feira (16) apontam que três envolvidos morreram em confronto e duas pessoas foram presas desde então.
Prisões
Horas após o grupo de oito homens armados invadir o Conjunto Penitenciário de Eunápolis, uma pessoa apontada como suspeita de facilitar a fuga foi preso pela Polícia Civil com um fuzil e munições. Ele confirmou ter participado da trama, em troca de R$ 5 mil, e a arma havia sido deixada como garantia.
Outro homem também foi abordado, em posse de uma pistola e um carro que teria sido usado pelo grupo criminoso na fuga do presídio.
Mortos em confronto
Além dos dois presos, três pessoas morreram em confrontos com as forças de segurança durante abordagens, de acordo com a SSP.
O primeiro confronto ocorreu na Rua Prudente de Morais, no bairro Juca Rosa, em Eunápolis, onde Jaione Santos de Souza, de 33 anos, foi alcançado. Após uma denúncia de que participantes da fuga estariam no local, equipes de segurança pública se deslocaram até a área, sendo recebidas a tiros.
Durante o confronto, Jaione foi baleado, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre .38, munições de calibres .38 e .762, R$ 446 em dinheiro, um celular, porções de cocaína e documentos pessoais.
Na segunda ocorrência, durante buscas realizadas na cidade, Fernando Correia Santos, de 35 anos, e David Silva Souza, de 32 anos, também entraram em confronto com os policiais. Ambos foram baleados e não resistiram aos ferimentos. Durante a operação, foram apreendidas duas pistolas e munições, que foram apresentadas na unidade policial pelos militares.
A fuga
A situação aconteceu por volta das 23h de quinta-feira. Os suspeitos invadiram o complexo prisional e os detentos de duas celas escaparam com auxílio de uma corda feita com panos e lençóis. Um cão de guarda foi morto durante a invasão.
Devido ao incidente, a diretora, o diretor-adjunto e o coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE) foram afastados por um período de 30 dias, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Além disso, uma sindicância foi aberta para apurar os fatos.
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).