Taxa de ocupação de hotéis em Salvador é a pior da história; ramo já suspendeu quase todas as atividades
Taxa de ocupação de hotéis em Salvador é a pior da história; ramo já suspendeu quase todas as atividades
A rede hoteleira de Salvador registrou a pior taxa de ocupação da história, neste último mês de março. Segundo dados oficiais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), até o dia 15 do mês passado, a ocupação estava em ritmo normal, e posteriormente, caiu para 4%. A diminuição da ocupação se deve à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a ABIH-BA, na primeira semana de março, a taxa estava em 59%; na semana seguinte, foi para 60%; na terceira semana, caiu para 27%, e no final do mês, fechou em 4%. Em comparação ao mês de março de 2019, que foi de 66%, houve uma queda de 30%.
O presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, disse que em 13 zonas turísticas do estado, o setor hoteleiro praticamente interrompeu todas as atividades. "Cerca de 80% dos hotéis fecharam", afirmou.
A Associação também afirma que, na capital baiana, as reservas dos hotéis foram reduzidas a praticamente zero. Lopes ressaltou que, se o mercado hoteleiro não tiver apoio de órgãos públicos ou privados, não irá suportar a crise.
"Precisamos de solução urgente, pois a hotelaria é um setor fundamental para a economia. Temos que evitar a demissão de milhares de pessoas nos próximos dias, caso não tenhamos apoios governamentais suficientes para o setor", pediu o presidente.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.