Sesab recebe comitiva da Colômbia para compartilhar experiência do SUS na Bahia

Comitiva da Colômbia, formada por 15 integrantes do Ministério da Saúde e Proteção Social (MSPS), busca referências para o processo de reforma em curso no país

Por Da redação.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebe, desta segunda (25) até a sexta-feira (29), uma delegação colombiana em visita técnica promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O encontro tem como objetivo principal apresentar o modelo de organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde da Bahia (SUS Bahia), destacando sua estrutura, fluxos assistenciais, estratégias de regionalização e mecanismos de governança.

“É uma alegria recebê-los e poder compartilhar nossas experiências com esse sistema tão grandioso, que é o SUS do nosso país. A gente sabe que para ter um sistema de tamanha proporção e universalidade, precisa ter decisão política de coragem. Os senhores são conhecedores de que isso interfere diretamente nas nossas decisões políticas - e aqui não estou falando da partidária -, mas sim da decisão política de ter um sistema único que atenda todos, irrestritamente, de forma igual em todos os cantos”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante mesa de abertura realizada na manhã desta segunda-feira (25), no Auditório Lúcia Alencar.

Ressaltando o papel estratégico da Opas como parceira do Estado, a secretária lembrou ainda que a instituição foi fundamental durante a pandemia e que segue contribuindo em projetos importantes, tanto no apoio aos municípios quanto na articulação com o Governo Federal. “Sem dúvidas, este processo de intercâmbio representa um grande momento de aprendizado para todos nós. Temos muito a contribuir, mas tenho certeza de que também vamos aprender bastante nessa troca. É um movimento de crescimento conjunto, que fortalece a saúde pública e reafirma nosso compromisso de garantir um sistema cada vez mais acessível e disponível para toda a população, que é a essência do SUS”, avalia Roberta Santana.

Participantes

Representando a Opas Brasil em nome de Cristian Morales, Júlio Pedrosa, por sua vez, destacou o grande potencial de intercâmbio entre o Brasil e a Colômbia. Ele ressaltou que o Brasil também pode se beneficiar das experiências de outros países, a exemplo da própria Colômbia, que vem avançando na construção de um sistema de saúde universal semelhante ao brasileiro.

“O Brasil está trabalhando de maneira intensa com as secretarias estaduais. E, particularmente, a Bahia tem tido uma liderança grande no desenvolvimento regional, em desenvolver redes e uma plataforma de cooperação vinculada ao nível federal. Sem dúvidas, a Bahia é uma referência brasileira e queremos que essa primeira visita com uma delegação numerosa seja continuada. Esperamos que ocorra também uma visita de uma delegação baiana na Colômbia e a Opas estará sempre à disposição para coordenar o intercâmbio”, destacou Júlio Pedrosa, representante da Opas Brasil.

Além da secretária Roberta Santana e de Júlio Pedrosa, também integraram a mesa de abertura a superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli; Juan Garcia, representando a Opas Colômbia; Maria Luiza Campelo, secretária executiva do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA); Marcos Gêmeos, presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) e Olga Lucia Zuluaga, diretora executiva da Associação Colombiana de Hospitais Públicos.

Marcello Casal Arquivo Agência Brasil Sus

A agenda faz parte de uma série de iniciativas da Opas para fomentar o diálogo entre países da região e fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) como eixo estruturante dos sistemas de saúde. Em parceria com a Coordenação de Planejamento Regional Integrado da Sesab (COPRI/APG), a Opas promoveu nos últimos meses três webinários preparatórios com a participação de dirigentes e equipes técnicas da secretaria, que apresentaram a experiência baiana à equipe colombiana.

Visitantes

A comitiva da Colômbia, formada por 15 integrantes do Ministério da Saúde e Proteção Social (MSPS), busca referências para o processo de reforma em curso no país, que pretende consolidar a APS como base do sistema de saúde, organizar redes integradas de atenção e fortalecer os serviços de base territorial. A delegação será acompanhada também por representantes da Opas no Brasil e na Colômbia.

Entre os objetivos específicos da visita estão a demonstração da articulação entre os diferentes pontos de atenção, da atenção primária ao atendimento hospitalar, além da observação de boas práticas em gestão, vigilância em saúde, controle social, regionalização e o estabelecimento de intercâmbios técnicos e institucionais.

Sesab Recebe Comitiva Da Colômbia Para Compartilhar Experiência Do Sus Na Bahia

Programação

A programação inclui visitas a diferentes unidades e serviços de saúde da Bahia. Em Salvador, os participantes conhecerão a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, o Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), o Hospital Geral Roberto Santos, a Maternidade Maria da Conceição de Jesus, o Hospital do Subúrbio, o Hospital Ortopédico do Estado e o Hospital Estadual Mont Serrat de Cuidados Paliativos. Em Alagoinhas, o roteiro contempla a Unidade de Saúde da Família (USF) José Eduardo da Silva, o CAPS III Tom Brasil e a Policlínica Regional de Saúde.

Com essa agenda, a Sesab reforça seu papel como referência na organização de redes de atenção à saúde no Brasil, compartilhando experiências e construindo pontes de cooperação internacional para o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde na América Latina.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.