Público-alvo do Brasil pode estar imunizado contra a Covid-19 com as duas doses da vacina até outubro, diz Queiroga
A declaração foi dada após o Ministério da Saúde divulgar um balanço, apontando que 64 milhões de pessoas, com mais de 18 anos, já têm vacinação completa.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta sexta-feira (3/9), que todo o público-alvo da vacinação contra a Covid-19 pode estar completamente imunizado até outubro deste ano. A declaração foi dada após a pasta divulgar um balanço, que aponta que 40% da população brasileira, ou seja, 64 milhões de pessoas, com mais de 18 anos, já tomaram as duas doses da vacina.
No caso de aplicação de primeira dose, 132 milhões já estão nos braços dos brasileiros. O número representa que 83,4% do público-alvo de 160 milhões de adultos no país.
"Vamos continuar avançando e contando com apoio de todos. Quando assumi o Ministério da Saúde o objetivo era vacinar 1 milhão de pessoas por dia, número que estamos atingindo com normalidade. Se continuarmos nesse ritmo será possível vacinar todo público-alvo do país com as duas doses até o mês de outubro", destacou Queiroga.
Desde o início da campanha de vacinação, já foram distribuídas mais de 233,7 milhões de doses das vacinas contra covid-19 pelo Programa Nacional de Imunização. No mês de agosto, houve recorde na distribuição de doses de imunizantes, com mais de 60,8 milhões para todos os estados e o Distrito Federal.
Um dos principais pontos positivos do avanço da vacinação é a queda na taxa de ocupação dos leitos de covid-19, de enfermaria e UTI, que já está abaixo de 50% e dentro dos padrões de normalidade em 19 estados do país. As médias móveis de casos e óbitos também estão em queda e registraram, nos últimos dois meses, redução de 61% e 60%, respectivamente.
LEIA MAIS: Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.