População "dorme na fila" após cidade brasileira aderir vacinação por ordem de chegada
A medida, inclusive, foi criticada por alguns moradores da localidade por meio das redes sociais.
A prefeitura da cidade de Cascavel, no Ceará, resolveu vacinar a população contra a Covid-19 tendo como critério a ordem de chega nos postos de vacinação neste sábado (12/6). A decisão teria sido motivada pelo número reduzido de vacinas em comparação ao total das pessoas do município cadastradas no Saúde Digital, sistema da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) criado para organização da imunização.
Diante da inovação, centena de moradores "dormiram na fila" para garantir o atendimento, o gerou aglomeração de pessoas e desrespeito as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. A medida, inclusive, foi criticada por alguns moradores da localidade por meio das redes sociais. "Não adianta madrugar na fila porque não vai ter para todos. É obrigação deles vacinar todos, não necessariamente no mesmo dia, mas vão ter q vacinar o restante em outros dias.", argumentou uma moradora. "A população não merece esta falta de estrutura, causando aglomeração e desespero na população, esperamos mais de você Tiago", cobrou uma seguidora ao prefeito, Tiago Ribeiro.
Os interessados se cadastraram on-line previamente, e a prefeitura optou por fazer uma convocação para imunizá-las por distribuição de senhas. O gestor por sua vez, usou o Instagram para tranquilizar a população. Ele alega que a vacinação segue de forma tranquila e que mais de 900 pessoas já haviam sido atendidas até as 13h deste sábado, no posto instalado na Escola de Ensino Fundamental Júlia de Melo. "Das mais de 1.200 doses que foram recebidas, também foram vacinados 125 profissionais da educação, 228 pessoas no posto do Planalto e até às 16h devemos continuar com os profissionais da saúde na UBS do Alto Luminoso.", escreveu Ribeiro.
A secretária da Saúde de Cascavel, Margareth Telles, explicou que o número de pessoas cadastradas no sistema aumentou consideravelmente após mutirão de cadastramento realizado nos últimos dias pela gestão e a pasta resolveu adotar esse modelo. Ela alega ainda que a solução ideal para a vacinação com as doses que a cidade detém no momento seria filtrar as pessoas que se cadastraram primeiro, para realizar o agendamento. No entanto, isso não é permitido pelo sistema, segundo Telles.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.