Novo SAMU 192 é inaugurado para atendimento em aldeias indígenas
Novo SAMU 192, que oferece atendimento exclusivo para aldeias indígenas, é inaugurado no Brasil
Por Laraelen Oliveira.
O novo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para aldeias indígenas foi inaugurado, neste domingo (9), no Brasil. A iniciativa contará com profissionais de saúde bilíngues, fluentes em português e guarani, e atenderá cerca de 25 mil indígenas.
A cerimônia de inauguração ocorreu na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, dentro da reserva indígena Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS). A entrega foi realizada neste sábado pelo secretário de Saúde Idígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.
"Essa ação, realizada em uma data muito simbólica e em um local de alta densidade demográfica, integra um conjunto de esforços para garantir atenção integral à população indígena, começando pela atenção primária à saúde. É um trabalho conduzido pelo presidente Lula e pelo nosso ministro Alexandre Padilha, fortalecendo o SUS com este projeto piloto inédito no país", disse Tapeba.
Segundo a pasta, serão repassados R$342 mil para custear todo o serviço móvel. A ação faz parte do esforço do órgão de saúde para universalizar o SAMU 192 prestando atendimento por todo o Brasil, até o próximo ano.
De acordo com o ministério, o SAMU indígena será formado por 14 profissionais, sendo cinco técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e quatro condutores-socorristas. Desses, sete são profissionais indígenas que falam guarani. Os pacientes indígenas deverão ser encaminhados para hospitais de referência da região, incluindo o Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), que também conta com profissionais fluentes em guarani.
Leia também: Hemóvel amplia atendimento para coleta de sangue em Salvador
Leia também: Ação oferece serviços gratuitos nesta terça-feira em Salvador; confira
Leia também: Bahia recebe mutirões de reconhecimento de paternidade; veja cidades
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).