Hipotireoidismo silencioso: entenda condição que pode passar despercebida

O hipotireoidismo silencioso, também conhecido como subclínico, é uma alteração da tireoide que muitas vezes não apresenta sintomas

Por Bruna Castelo Branco.

O chamado hipotireoidismo silencioso, também conhecido como subclínico, é uma alteração da tireoide que muitas vezes não apresenta sintomas evidentes. A condição ocorre quando o hormônio TSH está acima do normal, mas ainda abaixo de 10, enquanto os hormônios T3 e T4 permanecem dentro dos parâmetros de referência. As informações são do SBT News.

De acordo com especialistas, em alguns pacientes os anticorpos antitireoidianos — como o antiperoxidase e o antitireoglobulina — podem estar alterados, principalmente nos casos de tireoidite de Hashimoto, doença autoimune que afeta a glândula.

+ Excesso de química capilar pode afetar saúde dos rins, alerta médica baiana

+ Sesab desmente suposto surto de HIV entre jovens na Bahia

A condição ocorre quando o hormônio TSH está acima do normal. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Na maioria das vezes, os sinais são leves ou até inexistentes. Entre eles estão dificuldade para emagrecer, pele ressecada, intestino lento, sensação de frio, cansaço e queda de energia. Em alguns casos, pode ocorrer rebaixamento do humor. O problema costuma surgir após a gestação, durante o envelhecimento, em pacientes com tireoidite de Hashimoto ou em razão do uso de medicamentos como amiodarona e lítio.

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais, já que os sintomas isolados não confirmam a condição. Médicos alertam ainda para possíveis falsos positivos: o uso de biotina, suplemento comum contra queda de cabelo, pode interferir nos resultados do TSH.

+ Calor, poluição e químicos cotidianos podem prejudicar fertilidade; entenda

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais, já que os sintomas isolados não confirmam a condição. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Tratamento exige cautela

A reposição hormonal não é indicada de forma imediata em todos os casos. Em geral, o tratamento é recomendado quando o TSH ultrapassa 10 ou quando há sintomas relevantes. O início do uso de hormônios sem necessidade pode inibir a produção natural da tireoide.

A decisão também leva em conta fatores como presença de anticorpos, alterações detectadas em ultrassom e mudanças no tamanho da glândula. Não há protocolo único: cada paciente deve ser avaliado individualmente para definir se há real benefício em iniciar a reposição hormonal.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.