Tontura pode ser indicativo de mais de 40 doenças
Comunidade médica alerta a população sobre a importância em diagnosticar causas
Por Da redação.
Estudos apontam que 45% dos idosos convivem com o problema no Brasil. A tontura é uma queixa comum, especialmente nos mais velhos e em pessoas do sexo feminino, e pode estar relacionada a diversas condições de saúde. Por muito anos, o administrador de empresas Sérgio Miranda, de 67 anos, viu o mundo rodar. O idoso foi diagnosticado com VPPB. “Era um distúrbio que me atrapalhava muito. Eu passei uma semana sem trabalhar por não conseguir levantar. Eu não consiguia dormi para o lado direito porque rodava tudo”, conta o administrador.
Vertigem Posicional Paroxística Benigna, a VPPB, é o nome técnico do distúrbio enfrentado por Sergio, também, conhecido popularmente como “labirintite”. Caracterizado por episódios breves de vertigem rotatória, vômitos, náuseas que geralmente surgem ao deitar ou levantar, bem como ao erguer ou abaixar a cabeça. A VPPB ocorre quando os otólitos, popularmente conhecidos como cristais do labirinto por diversos motivos (trauma, alterações do metabolismo, infecções, envelhecimento etc.) se desprendem e se deslocam para os canais semicirculares, local em que eles não deveriam estar. E a presença desses cristais nos canais, leva ao mau funcionamento dessas estruturas, ocasionando a tontura rotatória (vertigem).
A VPPB corresponde por cerca de 80% dos casos de tonturas e tem maior chance de surgir com o avançar da idade. “No meu consultório, a maior parte dos pacientes com alteração vestibular é diagnosticada com a VPPB. O tratamento não é medicamentoso é por meio de manobras específicas realizadas em uma maca com a cabeça do paciente . Normalmente, é um tratamento rápido e eficaz..”, explica a Fonoaudióloga especialista em ouvido e tontura, Luciana Santos. O tratamento, não invasivo, tem o intuito de recolocar os cristais no local de origem( utrículo) para melhorar o equilíbrio e acabar com a tontura de rotação. O procedimento devolveu a Sérgio Miranda a qualidade de vida após forte episódio de tontura.”Eu saí andando como se não tivesse nada”, diz Sérgio.
É fundamental que a reabilitação vestibular seja realizada sob a supervisão de um profissional Fonoaudiólogo especializado em Otoneurologia e com a indicação médica.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).