Hemoba convida doadores de sangue após estoque ficar abaixo da capacidade recomendada; saiba como doar
Os tipos sanguíneos O-, O+, A- e B+, principalmente, estão abaixo da capacidade recomendada para suprir as necessidades dos hospitais do estado.
Os tipos sanguíneos O-, O+, A- e B+, principalmente, estão abaixo da capacidade recomendada para suprir as necessidades dos hospitais da Bahia. Por isso,a Fundação Hemoba convida os doadores de sangue para reposição do estoque. Em todo o estado, são 29 unidades de coletas, sendo oito em Salvador e 21 no interior.
"Por causa do feriado prolongado da Semana Santa e das fortes chuvas em Salvador, houve uma diminuição da doação de sangue. Estamos com os nossos estoques baixos. Convidamos os voluntários para este ato de solidariedade nos ajudar a salvar vidas", declara Anelisa Streva, diretora geral em exercício da Hemoba.
Nesta quinta-feira (21/4), feriado nacional (Dia de Tiradentes), as unidades de coleta da Hemoba estarão fechadas, mas voltam a funcionar nesta sexta-feira (21). Na capital baiana, o Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama) atenderá de 7h às 18h30 e, no sábado, das 7h às 12h30; já as unidades do Shopping Salvador e Salvador Norte, das 9h às 18h, nos dois dias; as coletas nos hospitais Ana Nery e do Subúrbio serão feitas apenas na sexta-feira, das 7h30 às 16h30; a unidade nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) permanecerá fechada.
No site da Hemoba há informações sobre o funcionamento na sexta-feira das unidades do interior do estado.
RECOMENDAÇÕES
Para doar sangue, o voluntário deve possuir boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado, preferencialmente, sem ingerir alimentos gordurosos. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!