Brasileiros imunizados com a vacina da AstraZeneca podem ficar com a segunda aplicação atrasada por falta de doses
Em maio e junho foram aplicadas 30,3 milhões de primeiras doses da vacina AstraZeneca. Dessa forma, o país necessitará do mesmo número de doses entre agosto e setembro, para concluir a imunização.
Milhões de brasileiros foram imunizados com a vacina da AstraZeneca podem ficar a aplicação da segunda dose da vacina. Isso porque, segundo uma previsão do Ministério da Saúde, a entrega de doses da vacina em agosto e setembro é insuficiente para concluir a imunização das pessoas que receberam a primeira dose em maio e junho.
De acordo com a pasta, em maio e junho foram aplicadas 30,3 milhões de primeiras doses da vacina AstraZeneca. Dessa forma, o país necessitará do mesmo número de doses entre agosto e setembro, para concluir a imunização. O intervalo entre uma dose e outra é de três meses.
No entanto, conforme o site de vacinação do governo federal, a previsão é que sejam entregues pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apenas 24,1 milhões de doses entre agosto e setembro. Segundo levantamento do portal UOL, as secretarias de saúde dos 27 estados brasileiros tem, pelo menos, 3,1 milhões de doses da vacina armazenadas. Somado ao número de imunizantes que serão entregues, ainda não há doses suficientes para completar o esquema vacinal.
Além disso, ainda de acordo com o UOL, a Fiocruz só terá insumo suficiente para a produção de 10 milhões de doses da vacina. Com o lote de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebido em 17/7, será possível entregar cerca de 10 milhões de doses ao PNI (Programa Nacional de Imunização). Destas, um milhão foi entregue na semana passada e o restante cumpre as etapas de processamento final e controle de qualidade, com previsão de entrega nas próximas semanas", diz trecho do comunicado. A nota ressalta, ainda, que o cronograma pode ser reajustado conforme a chegada de novas remessas de insumos.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.