Ministro da Saúde anuncia chegada de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen ao Brasil nesta terça
Em audiência virtual no Senado, ministro da Saúde diz que primeira parte de lote do imunizante – aplicado em dose única – chegará ao aeroporto de Guarulhos.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na manhã desta segunda-feira (21/6) que um lote de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra Covid-19 chegará ao Brasil na terça-feira (22), uma semana depois do previsto originalmente.
O Brasil tem um contrato vigente para a aquisição de 38 milhões de doses da Janssen. Esse lote faz parte de um carregamento com 3 milhões de doses do imunizante previsto para ser entregue na semana passada, mas que foi atrasado pela empresa. A vacina da Janssen, ao contrário das outras já em uso no país, é aplicada em dose única.
"Inicialmente, negociamos e eles iriam nos antecipar na semana passada 3 milhões de doses. Lamentavelmente, não foi possível a chegada dessas doses, mas eu já antecipo aqui que amanhã [terça-feira] deve chegar, no aeroporto de Guarulhos, 1,5 milhão de doses de vacinas da Janssen", disse Queiroga, ao participar de audiência na Comissão Temporária Covid-19 do Senado.
"São vacinas úteis porque [são] em dose única e permitem uma imunização mais rápida", completou o ministro.
A chegada das doses da Janssen impacta nas estratégias de vacinação de todo o país. Isto porque os lotes terão prazo de validade até agosto. Na última segunda-feira (14/6), no entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação da vigência.
Agora, os imunizantes podem ser utilizados em um período de até quatro meses e meio, em temperatura entre 2ºC e 8ºC. O prazo anterior era de três meses. O pedido de ampliação foi feito em 10 de junho, e a vacina está aprovada para uso emergencial desde 31 de março.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.