Colégio particular de Salvador decide não suspender aulas após aluna ser diagnosticada com Covid-19; entenda
Para sustentar essa posição, o colégio diz ter seguido a orientação de um infectologista que presta aconselhamento à unidade e se baseado em uma nota técnica da Anvisa.
Uma decisão do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, tem gerado discussão nas redes sociais nesta quinta-feira (13/5), sobre a volta às aulas presenciais. Uma aluna do 5º ano do Ensino Fundamental foi infectada pelo novo coronavírus, mas todos os colegas que tiveram contato com ela continuaram a ter aulas na unidade normalmente.
A estudante estava frequentando as aulas e tendo contato com colegas e professores até esta semana. De acordo com a escola, a menina testou positivo na terça-feira (11), mas a suspeita é que ela tenha sido infectada no sábado (8), durante um aniversário, apresentando os primeiros sintomas já no domingo (9). "Ao constatar o risco, os pais já não enviaram a criança para escola na segunda-feira (10/05), seguindo orientação do protocolo da escola", diz o comunicado.
Para sustentar essa posição, o colégio diz ter seguido a orientação de um infectologista que presta aconselhamento à unidade e se baseado em uma nota técnica da Anvisa. "Nesse caso específico, não há indícios de que a aluna possa ter transmitido a outros colegas e professores. Tanto por ela só ter apresentado os primeiros sintomas quando já não estava frequentando o colégio, como também porque todos se encontravam fazendo uso de máscara e mantendo o distanciamento recomendado pelo protocolo. Sendo assim, as atividades presencias seguem sem alteração para a turma", justifica o colégio.
OUTRO CASO
Apesar da não suspensão desta turma, um caso similar aconteceu no 8º ano B. Um email enviado pela direção aos estudantes na quarta-feira (12) diz que uma adolescente foi infectada, e por isso, a turma inteira deverá participar das aulas de forma online. "A medida do afastamento se estende também aos professores que tiveram contato com a turma até que tenhamos resultado negativos do exame", diz o comunicado à comunidade acadêmica.
A direção optou ainda por suspender as aulas presenciais desta semana para as outras turmas do 8ª ano, voltando apenas na segunda-feira (17). Não há informações de quando esta aluna se infectou.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.