Gestante e crianças recebem vacina contra a Covid-19 no lugar da dose contra a gripe
Doses da CoronaVac, vacina anticovid da Sinovac, foram enviadas para local onde se realizava vacinação contra a gripe.
Um erro fez com que 46 pessoas fossem vacinadas indevidamente contra a Covid-19 em Itirapina, São Paulo. Frascos da CoronaVac, vacina anticovid da farmacêutica Sinovac, foram enviados para um local onde se realizava a imunização contra a gripe. O problema foi detectado nesta quarta-feira (14/4) pela própria Prefeitura, que informou ter aberto investigação para a apuração de responsabilidades.
Receberam por engano a CoronaVac 28 crianças e 18 adultos, entre eles uma mulher grávida. A falta das 46 doses da Coronavac foi percebida durante o controle do estoque das vacinas e, de acordo com a Prefeitura, imediatamente verificou-se a possibilidade de que o erro pudesse ter sido cometido por uma técnica de enfermagem ao fazer a separação da caixa com os frascos da vacina.
Após detectar o erro, a Secretaria da Saúde de Itirapina procurou pessoalmente as famílias dos 46 vacinados para informar sobre o engano. A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba foi informada sobre o episódio e também sobre quais medidas deveriam ser tomadas pela administração em relação ao caso.
Até o momento, nenhuma anormalidade foi detectada, de acordo com a administração. As pessoas que deveriam receber a vacina da gripe (influenza), mas que receberam a Coronavac, serão acompanhadas por 14 dias por uma equipe médica.
A CoronaVac não foi aprovada para uso em crianças e gestantes. A Sinovac está realizando testes com crianças e adolescentes, mas ainda não divulgou os resultados. A AstraZeneca, cuja vacina anticovid também é aplicada no Brasil, está testando seu imunizante em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Os testes começaram em fevereiro no Reino Unido e não há previsão para resultados.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.