Reino Unido inicia uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford
Reino Unido inicia uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford
O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19 e iniciou nesta segunda-feira (4/1) a utilização do produto. Um homem de 82 anos foi o primeiro cidadão do local a receber a primeira dose do imunizante.
Brian Pinker, que faz diálise e declarou estar estava muito satisfeito em ser imunizado com a medicamento, compareceu em um hospital da própria Unversidade de Oxford, perto de onde a vacina foi desenvolvida, para receber a dose. Pinker disse que, agora, espera comemorar seu 48º aniversário de casamento com sua esposa, Shirley, este ano.
Segundo o serviço público de saúde britânico (NHS), 520 mil doses da vacina que é aplicada em duas doses estão prontas para serem distribuídas. Cerca de a, 53 mil doses da vacina da Universidade de Oxford foram colocadas à disposição em seis hospitais em Oxford, Sussex, Lancashire, Warwickshire e Londres. O Reino Unido passa por uma nova alta de casos, mais de 50 mil novas infecções por coronavírus por dia nos últimos seis dias.
O Secretário da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, alertou que a vacinação seria "um enorme esforço nacional". "Não se trata de culpa, trata-se de como nós coletivamente, como sociedade, mantemos isto sob controle durante os próximos meses, até que as vacinas possam nos tornar seguros", disse.
No domingo (3/12), novos 54.990 casos e mais 454 mortes por Covid-19 no paísforam registradas. Ao todo, mais de 75 mil pessoas já morreram pela doença em solo britânico, um dos piores números da Europa.
LEIA MAIS: Em oração do ângelus, papa confessa tristeza ao ver viagens de férias durante lockdown
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.