Saúde

Covid-19 já atingiu 10% da população mundial e ameaça 90%, afirma OMS; "número real de contaminados é maior"

Covid-19 já atingiu 10% da população mundial e ameaça 90%, afirma OMS; "número real de contaminados é maior"

Por Da Redação

Covid-19 já atingiu 10% da população mundial e ameaça 90%, afirma OMS; "número real de contaminados é maior"ilustrativa/divulgação/pexels

A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um levantamento nesta segunda-feira (5/10) no qual demonstra que apenas uma parcela de 10% da população mundial foi atingida pela Covid-19, o que significa que a grande parte do planeta continua sob ameaça do vírus. Além disso, também sinaliza que a expansão da doença continua, principalmente em uma segunda onda de contágios em países que acreditavam ter superado a pior fase da pandemia.


De acordo com o portal Uol, os números e avaliações foram apresentados em Genebra por Mike Ryan, diretor de operações da OMS, durante a reunião do Comitê Executivo da agência. Segundo ele, a pandemia "continua a evoluir" e "uma vez mais está em alta no hemisfério Norte". Além dos novos casos na Europa, o Sudeste Asiático também registra um salto no número de pessoas infectadas nos últimos dias. 


"Estamos entrando numa fase difícil e precisamos avaliar como agir. Temos mais conhecimento. Mas precisamos avaliar os próximos passos", admitiu. Pela Europa, cidades como Madri, Paris e outras voltaram a implementar medidas de controle e fechar bares e restaurantes. "Temos os instrumentos e conhecimentos para lidar com ela. Mas o futuro depende de como escolhermos usar esses instrumentos", alertou. De acordo com ele, "muitas mortes poderiam ter sido evitadas e muitas outras ainda podem ser evitadas".


O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou no encontro que "o número real é maior", inclusive diante dos dados oficiais de 34 milhões de pessoas infectadas. Por semana, ele estima que 2 milhões de pessoas são contaminadas. De acordo com ele, nem todos no mundo reagiram da mesma forma. Dez países representam 70% dos casos e de mortes, enquanto apenas três representam metade. Um deles é o Brasil.


Aos governos, Tedros insistiu que "nunca é tarde demais para mudar a direção" da pandemia num país, sempre que haja "liderança e coerência". A OMS ainda apresentou três prioridades até o final de 2020. A primeira delas é a de preencher o buraco financeiro para permitir que o consórcio global de vacinas possa funcionar. Hoje, o déficit é de US$ 34 bilhões.


LEIA MAIS: Ex-prefeito de Feira de Santana morre aos 101 anos, após complicações provocadas pela Covid-19


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.