Perda de olfato é um dos principais sintomas para diagnóstico da Covid-19, diz estudo; 590 voluntários participaram da pesquisa
Perda de olfato é um dos principais sintomas para diagnóstico da Covid-19, diz estudo; 590 voluntários participaram da pesquisa
Um estudo da University College London divulgado na última quinta-feira (1/10) apontou que quatro em cada cinco pessoas que sofreram perda do olfato e/ou do paladar deram positivo para anticorpos contra a Covid-19. O resultado da pesquisa foi publicado na revista especializada "PLOS Medicine".
De acordo com o portal Uol, o grupo de cientistas responsáveis, liderados por Rachel Batterham, pediram para que a perda olfativa seja colocada como um sintoma chave da doença causada pelo vírus. A Covid-19 pode fazer com que a vítima não sinta cheiro ou gosto, mas a prevalência de anticorpos em pessoas que relatam esses sintomas é desconhecida. Isso é destacado na publicação, que alerta que a perda desses sentidos ainda não é bem usada ou compreendida no momento de diagnosticar a doença.
Para o levantamento, os cientistas recrutaram 590 participantes que haviam relatado a falta de ao menos um desses sentidos no mês anterior. No total, 567 foram testados para anticorpos e 78% tinha anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2. Além disso, aqueles com perda de olfato tinham quase três vezes mais probabilidade de ter a defesa contra o vírus em comparação aos que perderam o paladar.
Para Batterham e sua equipe, isso sugere que a ausência de cheiro é um sintoma muito específico da Covid-19 e por isso precisa ser levada mais em conta na realização de testes, no isolamento de pessoas e nas estratégias de tratamento.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.