Dia das Mães: seis em cada 10 consumidores pretendem ir às compras, apesar da crise do coronavírus
Dia das Mães: seis em cada 10 consumidores pretendem ir às compras, apesar da crise do coronavírus
A pandemia do novo coronavírus deverá afetar o comércio nas comemorações do Dia das Mães deste ano, segundo um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Cerca de 68% dos brasileiros pretendem presentear nesta data, número pouco menor que os anos de 2017 (73%), 2018 (74%) e 2019 (78%).
Ainda segundo a pesquisa, 62% dos que não vão dar presentes, agirão assim porque a mãe já faleceu. A falta de dinheiro por conta da crise do coronavírus foi a resposta de 16%, enquanto outros 9% apontaram o desemprego como desculpa. Considerando apenas aqueles que vão deixar de presentear por estarem sem dinheiro, desempregados ou não poderem encontrar a mãe, 77% apontam a Covid-19 como principal motivadora.
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A pesquisa aponta, ainda, que o consumidor brasileiro está cauteloso na hora de ir às compras. O percentual daqueles que esperam gastar mais ou a mesma quantia do último ano caiu de 67% na pesquisa de 2019, para 40% em 2020. Já os que pretendem gastar menos saltou de 24% para 45%.
Os motivos mais citados no levantamento referem-se ao orçamento apertado (49%), às incertezas com relação ao cenário econômico (38%) e por motivos de economia de recursos (36%). O impacto da crise gerada pelo novo coronavírus influenciou a decisão de 88% dos entrevistados como fator de retração de gastos.
PRESENTES
Com os shoppings centers e a grande maioria dos comércios de rua fechados, ganham destaque as compras pela internet (53%), meio mais citado pelos entrevistados; seguido das lojas de rua/bairro (49%) e supermercados (18%).
A pesquisa também detectou os fatores que mais influenciam na escolha do local de compra dos presentes: 48% vão optar por locais que ofereçam os melhores preços, 37% por locais que ofereçam boas promoções/descontos, 36% por lugares que tenham produtos de qualidade e 27% darão preferência às lojas que ofereçam frete grátis.
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Apenas 18% mencionaram a disponibilidade da loja que esteja funcionando devido ao coronavírus. Os presentes mais procurados por quem vai presentear serão as roupas, calçados e acessórios (43%), perfumes (34%), cosméticos (26%) e chocolates (18%).
A maneira como as famílias comemoram a data também deve passar por mudanças: 10% disseram que farão por vídeoconferência, 39% comemorarão na própria casa e apenas 33% irá a casa da mãe. Ainda segundo a CDNL e o SPC Brasil, o gasto médio pretendido com todos os presentes em 2020 é de R$ 188, o que pode garantir a injeção de até R$ 20,2 bilhões na economia.
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