Universidade na Paraíba desenvolve respirador pulmonar 37 vezes mais barato que o do mercado
Universidade na Paraíba desenvolve respirador pulmonar 37 vezes mais barato que o do mercado
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu um respirador pulmonar orçado em R$ 400, ou seja, 37 vezes mais barato que o comercializado no mercado. O equipamento mais barato atualmente custa aproximadamente R$ 15 mil.
A instituição busca a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção e comercialização do respirador. Além disso o aparelho precisa passar por testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O diretor da UFPB, Petrônio Filgueiras de Athayde Filho, informou por meio de nota que devido a urgência provocada pela pandemia do novo coronavírus, as tramitações burocráticas e testes poderão ser acelerados.
O ventilador pulmonar desenvolvido na UFPB utiliza a tecnologia touch-screen, é equipado com sistema multi biométrico e tem conectividade wireless. Além disso é possível acessá-lo, monitorá-lo e operá-lo em tempo real remotamente por meio de aplicativo em dispositivos móveis (smartphones).
A montagem e a programação dos respiradores também são práticas, sendo possível concluir a montagem e deixá-lo plenamente operável em 60 segundos. O respirador não é de uso emergencial, podendo ser usado indefinidamente; ou seja, um substituto aos convencionais comercializados atualmente.
LEIA MAIS: Carga com 726 mil testes para diagnóstico de coronavírus chega ao Brasil
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.