Saúde

Ministério vai monitorar celular dos brasileiros para saber se estão seguindo recomendações da Saúde

Ministério vai monitorar celular dos brasileiros para saber se estão seguindo recomendações da Saúde

Por Da Redação

Ministério vai monitorar celular dos brasileiros para saber se estão seguindo recomendações da Saúdedivulgação/Agência Brasil

O Governo Federal vai usar os dados de geolocalização do celular dos brasileiros para enfrentar o coronavírus por meio de políticas públicas de saúde. As operadoras de telefonia Algar, Claro, Oi, Tim e Vivo fornecerão os dados de localização de 222,2 milhões de linhas móveis para o Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Comunicação (MCTIC). Ainda não há data para iniciar o monitoramento


A medida foi anunciada na última sexta-feira (27/3), em vídeo com o ministro Marcos Pontes, no Twitter do MCTIC, que foi apagado em seguida. Porém, na última quinta-feira (2/4), as operadoras confirmaram que colaborariam com o governo e como isso seria feito. Segundo Pontes, o acordo "viabiliza a utilização de dados de aglomerações urbanas para enfrentamento ao coronavírus". O ministério quer saber se as pessoas seguem a orientação de isolamento social, e a parceria envolve também o Ministério da Saúde.


Segundo o Sinditelebrasil (sindicato das teles), os dados serão transferidos para uma nuvem pública, em que serão unificados e anonimizados. Ou seja, não será possível identificar qual é a pessoa que está se deslocando ou saindo de casa. A ideia é não infringir o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras para assegurar a privacidade de cidadãos.


O objetivo é monitorar a mobilidade populacional; deslocamentos; pontos de aglomeração; situações de concentração de pessoas; risco de contaminação pelo novo coronavírus. As operadoras criarão aplicativos para que órgãos públicos possam mapear a evolução da pandemia


LEIA MAIS: Número de casos de covid chega a 282 na Bahia; 17 estão internados em UTIs


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.