Avisa recomenda adiar procedimentos de reprodução humana enquanto o coronavírus não for controlado
Avisa recomenda adiar procedimentos de reprodução humana enquanto o coronavírus não for controlado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota técnica nesta sexta-feira (3/4), orientando o adiamento de qualquer tratamento de reprodução humana durante o período em que a pandemia provocada pelo novo coronavírus estiver fora de controle. A orientação é da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos (GSTCO), em apoio às recomendações das Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH)
A nota ainda apresenta diretrizes para a triagem de pacientes e doadores para procedimentos de reprodução humana assistida, levando em consideração o covid-19.
Nos casos oncológicos, o médico assistente e os pacientes devem fazer a análise do risco-benefício da realização do procedimento. Já a doação de células reprodutivas (gametas) e embriões humanos, nacionais e importados, devem ser seguidas as seguintes recomendações:
- o possível doador que tenha procedente, ou que tenha retornado de qualquer país será considerado inapto por 30 dias após a viagem;
- candidato a doador que teve contato, nos últimos 30 dias, com pessoa com diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV ou proximidade com caso suspeito, será considerado inapto por 30 dias após o último contato com a pessoa
- candidato que foi infectado pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019- nCoV, com diagnóstico clínico e/ou laboratorial, será considerado inapto por 90 dias após a completa recuperação da doença - isto é, quando estiver sem nenhum sintoma ou sequela que possa contraindicar o procedimento.
Além disso, não serão aceitas solicitações de importação de células reprodutivas ou gametas (oócitos e sêmen) para amostras colhidas após 30 de janeiro, data que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.