Presidente das Filipinas ordena polícia a matar quem descumprir medidas contra o coronavírus
Presidente das Filipinas ordena polícia a matar quem descumprir medidas contra o coronavírus
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, informou, na última quarta-feira (1/4), que autorizou policiais e militares do país a disparar contra as pessoas que não respeitarem as medidas impostas pelo governo para conter a disseminação do novo coronavírus. Durante um discurso feito na TV, ele ainda reforçou a "seriedade" da pandemia que, até o momento, tem mais de 2.300 casos oficiais e 96 mortes.
"Está ficando cada vez pior. Por isso, eu aviso vocês para a seriedade do problema e vocês devem ouvir. Não hesitarei. As minhas ordens para a polícia e para os militares são que, se houver problemas e se houver uma ocasião em que tenham de rebater e as suas vidas estejam em perigo, os matem a tiros. Você entendeu? Mortos ao invés de causar problemas. Vou enterrar vocês", declarou o presidente.
A decisão de Duterte se deu após ocorrerem alguns confrontos em Manila, capital do país, devido a falta de apoio dos governos locais em cumprir as medidas de combate ao vírus. Os confrontos causaram muitas prisões e, somente na cidade de Quezon City, cerca de 21 moradores foram presos por protestar sem permissão.
"Lembre-se, você é esquerdista, você não é o governo. Não saia causando problemas e tumultos, porque eu ordenarei que você seja detido até que este surto de Covid termine", disparou o político. O chefe da polícia nacional informou que a corporação entendeu a fala de Duterte como uma demonstração de seriedade e respeito a ordem pública, mas ninguém será baleado.
LEIA MAIS: Líder do tráfico em Sussuarana é morto em confronto com a polícia; outros três foram presos
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.