Qual é a formação de Bruno Reis? Veja onde estudou o prefeito de Salvador
Ativo em grêmios estudantis desde a escola, saiba qual é a formação de Bruno Reis? Veja onde estudou o prefeito de Salvador, que é bacharel em direito
Por João Tramm.
Qual é a formação de Bruno Reis? Veja onde estudou o prefeito de Salvador
O gestor municipal cursou o Primário no Colégio Santa Dorotéia, o Ginásio e 2º Grau no Colégio Nobel, membro do Grêmio Estudantil, Salvador-BA. Formou-se em Direito pela Universidade Católica São Salvador - UCSAL, Salvador, 1997, onde também foi membro do Diretório Acadêmico da UCSAL. Pós graduado em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Mestrado em Gestão Social, UFBA.
Além destes cursos já finalizados, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou em suas redes sociais o início de um doutorado em Administração Pública no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília.
A nova etapa acadêmica ocorre dez anos após a conclusão de seu mestrado e será conciliada com suas funções na Prefeitura de Salvador e com a campanha do aliado político ACM Neto, ex-prefeito da capital, na corrida ao governo da Bahia.
Em vídeo publicado neste ano, Bruno explicou o motivo de voltar à sala de aula:
“Depois de quase 10 anos da conclusão do meu mestrado, volto a estudar. Tô aqui em Brasília, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), onde vou iniciar meu doutorado em administração pública. Me formei em direito, me pós graduei em finanças, sou mestre em desenvolvimento social e agora vou dar continuidade na área acadêmica para melhorar ainda mais o meu desempenho como gestor”.
Qual é a formação de Bruno Reis?
O prefeito é bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), onde também iniciou suas primeiras experiências de liderança política no Diretório Acadêmico. Durante a graduação, participou de atividades sociais e dividiu momentos importantes com Ana Paula Matos, atual vice-prefeita. Inclusive, o discurso de formatura da turma, em 2002, foi escrito em conjunto pelos dois.
Após concluir a graduação, o prefeito ampliou sua formação com uma pós-graduação em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mais tarde, concluiu o mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social na Universidade Federal da Bahia (UFBA), área que lhe abriu portas para a docência.
Bruno chegou a lecionar no Instituto Baiano de Ensino Superior (IBES), na disciplina Bases Constitucionais da Administração Pública. Sobre essa experiência, ele recorda com entusiasmo:
“Sempre disse que queria ser professor. Ao concluir meu mestrado, resolvi dar aula e me sinto realizado por pode transmitir o que aprendi na vida acadêmica e profissional. Era uma terapia para mim, eu me divertia muito na sala de aula”.
Impacto da formação na carreira política
A formação acadêmica de Bruno também influencia seu discurso político. O prefeito já chegou a afirmar que o Município está "de portas abertas" para ampliar parcerias com a OAB-BA, destacando o apoio dado à categoria durante seu primeiro mandato:
"Neste primeiro mandato, conseguimos uma parceria importante, que foi priorizar o trabalho dos advogados, tendo a prerrogativa de, nos órgãos públicos, terem o direito de preferência para acelerar a defesa jurisdicional dos seus assistidos. Quero colocar a Prefeitura à disposição da OAB-BA para firmar outras parcerias, porque quem ganha com isso é o cidadão de Salvador, é o cidadão da Bahia".
A ligação da família com o Direito
Além da sua própria formação, a advocacia também faz parte do ambiente familiar do prefeito. Seu irmão, Michel Reis, é advogado e sócio do escritório Soares Reis Advocacia, que firmou contrato de R$ 295 mil com a Prefeitura de Teixeira de Freitas em janeiro de 2021, logo após Bruno assumir a gestão em Salvador. O contrato foi firmado por inexigibilidade de licitação, sob justificativa de inviabilidade de competição entre escritórios especializados. Na época, a informação gerou repercussão.
Além do irmão, Bruno Reis tem 4 filhos, um com sua atual mulher, Rebeca Cardoso, e 3 com sua ex-esposa, Soraya Santos.
Primeiros passos na política
O interesse pela vida pública surgiu cedo. Durante a juventude, Bruno integrou o grêmio estudantil do Colégio Nobel e, posteriormente, o Diretório Acadêmico da Ucsal. De acordo com o tio, Carlos Ribeiro, esse envolvimento foi decisivo para a trajetória que ele viria a trilhar:
“Há muito, ele lida com ações ligadas à política. Ele gosta de servir. Sua trajetória política foi se desenhando com o apoio dos amigos e dos familiares”, disse em entrevista ao Jornal Correio.
Depois, Bruno Reis se consolidou na política, apesar de ter passado por outras legendas antes do União Brasil, o gestor sempre se firmou no campo da direita.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).