Prefeituras baianas são alvos de operação da PF por desvios de recursos

A PF está cumprindo 25 mandados de busca e apreensão que envolve as prefeituras baianas de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista

Por Dinaldo dos Santos.

Prefeituras baianas são alvos de uma operação da Polícia Federal, nesta quinta-feira (23). A Operação Intercessor, ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), visa desarticular uma organização criminosa responsável pelo desvio e lavagem de recursos públicos federais repassados à administração municipal de Poções/BA entre os anos de 2021 e 2023.

Prefeituras baianas são alvos da Polícia Federal. Foto: Divulgação

Recentemente, outra operação da PF, Dia Zero, atuou também cumprindo mandados judiciais por desvios de recursos públicos. Na ação desta quinta-feira (23), segundo informações da PF, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista.

As investigações apontam irregularidades graves em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do Fundeb, SUS e FNAS, incluindo ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços inadequada, majoração indevida de valores contratuais e prestação fictícia de serviços. O prejuízo estimado ao erário ultrapassa R$ 12 milhões.

A investigação revelou a existência de uma estrutura criminosa organizada, com atuação em diversos municípios baianos, que utilizava empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e ocultação patrimonial para viabilizar os desvios e a lavagem de dinheiro.

Os crimes apurados, conforme a PF, incluem organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista.

Viatura da Policia Federal. Foto: Ilustração

 Operação Impacto

Em Salvador, nesta quinta-feira (23), o dia começou também com ações policiais nas ruas. Mais de 30 mandados por assassinatos são cumpridos em mais uma etapa da Operação Impacto. Envolvidos em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que vão desde lesão corporal seguida de morte, homicídios até latrocínio, são alvos das ações.

Segundo dados do Anuário de Segurança Pública, o estado da Bahia é o segundo mais violento do Brasil. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

LEIA MAIS: Polícia cumpre mais de 30 mandados por assassinatos nesta quinta em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.