Polícia cumpre mais de 30 mandados por assassinatos nesta quinta em Salvador
Mais de 100 policiais estão envolvidos em ações visando cumprir mais e 30 mandados por assassinatos, em 10 bairros de Salvador
Por Dinaldo dos Santos.
Mais de 30 mandados por assassinatos são cumpridos, nesta quinta-feira (23), em Salvador e Região Metropolitana (RMS), em mais uma etapa da Operação Impacto. Envolvidos em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que vão desde lesão corporal seguida de morte, homicídios até latrocínio, são alvos das ações.
Segundo dados do Anuário de Segurança Pública, o estado da Bahia é o segundo mais violento do Brasil. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Mais de 30 mandados em Salvador
Segundo informações da Polícia Civil da Bahia, o foco principal da Operação Impacto é a redução dos crimes violentos e a preservação de vidas, por meio da retirada do convívio social de acusados e demais envolvidos.
Na capital, mais de 30 mandados judiciais são cumpridos de forma integrada, por mais de 100 policiais civis e militares, sob a coordenação da Secretaria da Segurança Pública em cerca de 10 bairros de Salvador.
De acordo com a SSP-BA, as ações, que contam com a atuação da Polícia Civil por meio dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), têm o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A Polícia Militar conta com guarnições dos Batalhões Apolo, Gêmeos, de Polícia de Choque (BPchq), de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), de Polícia Rodoviária (BPRV) e o Esquadrão Águia (ESQD.MCL/Águia), Rondesp Central e 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). As diligências também acontecem em municípios do interior do estado.
Força Total
Há, exatamente, uma semana a Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou, a 10ª edição da Operação Força Total. A ação visa combater a criminalidade e mobiliza todas as unidades operacionais e administrativas da corporação, ocorre simultaneamente em outros estados do país.
A 9ª edição da Operação Força Total, deflagrada em setembro pela Polícia Militar, resultou na apreensão de 35 armas de fogo, na prisão em flagrante de 26 pessoas e na recuperação de 23 veículos com restrição de furto ou roubo.
A PM atuou em conjunto com a Polícia Civil, que também estava realizando a Operação Réprobos, voltada ao combate a uma organização criminosa suspeita de envolvimento em confrontos armados em Salvador e na Região Metropolitana (RMS).
LEIA MAIS: O que se sabe sobre morte de menina de 4 anos encontrada em cacimba
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).