Operação Réprobos: polícia mira responsáveis por confrontos em Salvador

Operação Réprobos cumpre mandados, bloqueia contas bancárias e apreende veículos ligados a organização criminosa

Por Ananda Costa.

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Réprobos, voltada ao combate a uma organização criminosa suspeita de envolvimento em confrontos armados em Salvador e na Região Metropolitana (RMS).

Operação Réprobos investiga confrontos armados em Salvador. Foto: Tony Silva / Ascom-PCBA

Mais de 200 policiais civis participam da ação, que inclui o cumprimento de dezenas de mandados judiciais, bloqueio de 31 contas bancárias e apreensão de três veículos atribuídos ao grupo. As investigações tiveram como ponto de partida a prisão de um dos líderes da facção, integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Envolvidos na Operação Réprobos

Fotos: Tony Silva / Ascom-PCBA

A operação é coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e conta com apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Civil, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Guarda Civil Municipal de Salvador e da Polícia Militar, que mobilizou mais de 100 agentes na Operação Força Total.

Violência armada em Salvador

Foto: ilustrativa / Divulgação SSP

Em julho deste ano, Salvador liderou o ranking da violência armada na Região Metropolitana com 64 mortes registradas em junho, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. Ao todo, a capital baiana teve 92 tiroteios no mês, em um total de 132 ocorrências monitoradas na região.

No total do balanço do relatório do Instituto Fogo Cruzados, 135 pessoas foram baleadas no período, das quais 103 morreram e 32 ficaram feridas.

Áreas mais perigosas de Salvador

Foto: Google Street View

"A violência armada tem cor, raça, classe e território muito bem definidos”, define Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, sobre o Mapa da Violência em Salvador. Diante do cenário apresentado pelo levantamento, o Aratu On mostra as áreas mais perigosas da capital baiana.

Entre os municípios da Região Metropolitana, Salvador foi o mais impactado: concentrou 73% dos tiroteios, 69% dos mortos e 79% dos feridos registrados em 2025. Os bairros com maior incidência são:

  • Lobato: 23 tiroteios, 18 mortos e 5 feridos

  • Beiru/Tancredo Neves: 22 tiroteios, 5 mortos e 5 feridos

  • Mussurunga: 19 tiroteios, 14 mortos e 4 feridos

  • Fazenda Coutos: 18 tiroteios, 18 mortos e 3 feridos

  • Narandiba: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos

LEIA MAIS: Suspeito de liderar facção criminosa de Goiás é preso na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.