Prefeitura atribui déficit de ônibus climatizados a pandemia e a CSN

Semob repercutiu dados obtidos pelo Aratu On, coletados via Lei de Acesso à Informação junto à própria Semob, os quais apontam déficit de quase 400 ônibus climatizados

Por Da Redação.

A Secretaria de Mobilidade de Salvador atribuiu o atraso na entrega de ônibus com ar-condicionado à crise causada pela pandemia da covid-19 e à falência da Concessionária Salvador Norte (CSN), em 2021, cujo acordo previa a disponibilização de 324 veículos climatizados.

As pasta repercutiu dados obtidos pelo Aratu On, coletados via Lei de Acesso à Informação junto à própria Semob, os quais apontam déficit de quase 400 ônibus climatizados.

Segundo Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre prefeitura, Ministério Público (MP-BA) e empresas de ônibus, 1 mil ônibus deveriam ter sido entregues até junho de 2022. Contudo, até 4 de fevereiro de 2025 a capital dispunha 602 ônibus para a frota convencional, além de 57 veículos com ar-condicionado do BRT.

Segundo a Semob, a cidade dispõe de 717 ônibus com ar-condicionado. Contudo, a pasta não detalha quais são para o BRT ou para a frota convencional.

Salvador tem cerca de 400 ônibus climatizados a menos que o esperado | Foto: Beto Jr./Secom

Confira as respostas da Semob:

1. Segundo os TACs de número 33/19, 34/19 e 35/19, Salvador deveria ter, até junho de 2022, mil ônibus com ar-condicionado. Contudo, até o momento, segundo dados obtidos pela reportagem via Lei de Acesso à Informação, são apenas 602. A que se deve este atraso?

Atualmente, Salvador conta com 717 ônibus com ar condicionado (convencionais e BRT). O atraso no cronograma se deveu à pandemia de Covid-19 (2020), que impactou toda a cadeia de fornecimentos do setor, e à caducidade do contrato da concessionária CSN Transportes Urbanos (março de 2021), responsável por aportar 324 ônibus no sistema.      

2. Há um novo prazo para que estes ônibus sejam entregues à população?

A renovação de frota no sistema continua ocorrendo anualmente, com a perspectiva de um grande incremento nos próximos 2 anos (2025/2026) em razão do financiamento ao Município para a aquisição de frota.      

3. Uma das contrapartidas para que as empresas fornecessem esses ônibus era a isenção do ISS. Pode haver ou houve alguma punição à concessionária pelo descumprimento dos prazos?

Foi aplicada a penalidade correspondente a um fator de redução tarifária de R$0,002 (dois milésimos de real) por ônibus não entregue nas tarifas de remuneração das concessionárias para o ano de 2023: R$0,186 para a Ótima e R$0,154 para a Plataforma.

4. Houve novas conversas com o Ministério Público do Estado a respeito desta situação?

As conversas com o Ministério Público sobre a situação do transporte público coletivo municipal vêm ocorrendo regularmente.

5. Em 2023 e 2024, a Câmara e a prefeitura aprovaram subsídios orçamentários de até R$ 205 milhões, em cada ano, para as empresas. Entre as contrapartidas, elas teriam que fornecer ônibus com ar-condicionado. Isto aconteceu?

O subsídio tarifário aprovado pela Câmara Municipal teve como finalidade cobrir o descasamento entre a tarifa pública, fixada pelo Poder Executivo, e a tarifa técnica de remuneração das concessionárias, necessária para a cobertura dos custos da operação do transporte público.

Não houve, no entanto, previsão legal ou contratual de contrapartidas específicas vinculadas diretamente ao repasse do subsídio.

6. O BNDES aprovou, na última semana, a concessão de financiamento de R$ 264 milhões ao município de Salvador para aquisição de mais de 250 ônibus com ar-condicionado. Esses veículos serão destinados para a frota convencional ou BRT? E quando serão entregues à cidade?

A previsão é de que os veículos a serem adquiridos com esses recursos sejam destinados predominantemente à frota convencional do transporte público.

7. O TAC estipula, ainda, que a prefeitura só remuneraria os ônibus com até 10 anos de uso. Esta troca progressiva dos veículos está sendo feita?

Sim, essa troca progressiva está sendo feita anualmente.

Bruno Reis em entrega de ônibus climatizados | Foto: Betto Jr./Secom

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