Fiscalização remove cerca de 500 transportes clandestinos em Salvador
Fiscalização realizada remove cerca de 500 transportes clandestinos, com base nas infrações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Por Laraelen Oliveira.
Entre janeiro e junho deste ano, cerca de 500 veículos foram removidos em Salvador por realizarem transporte clandestino de passageiros. A ação é resultado de fiscalizações realizadas diariamente por agentes da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
As operações ocorrem em pontos estratégicos da cidade e têm como objetivo combater o transporte irregular, que representa riscos à segurança dos usuários. Ao todo, quase 2 mil veículos foram abordados nesse período. Desses, 87 vans, 151 carros particulares e 130 motocicletas foram flagrados operando de forma ilegal.
Entre as principais irregularidades constatadas estão a falta de manutenção adequada dos veículos, ausência de documentação do condutor e ou do automóvel.
“Nossa fiscalização tem como prioridade proteger os passageiros e inibir o uso desse tipo de serviço, que, além de precário, oferece sérios riscos à segurança viária. Além disso, o transporte clandestino não garante direitos assegurados no sistema regulamentado, como meia passagem, gratuidade e integração entre modais” destacou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.
Os veículos apreendidos são encaminhados ao pátio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Para reaver o automóvel, o proprietário deve regularizar a situação junto aos órgãos competentes.
A Semob alerta que condutores interessados em atuar legalmente no transporte de passageiros devem ficar atentos aos editais de credenciamento, lançados periodicamente pelo município.
Leia também: Ônibus não circulam em bairro de Salvador por conta de operação policial
Leia também: Salvador deve adquirir 100 ônibus elétricos financiados pelo Banco Mundial
Leia também: Alerta da Semob reforça a importância do transporte escolar regulamentado
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).