Ponte Salvador-Itaparica: empresa pede mais R$ 1,5 bilhão em verbas públicas

De acordo com Jerônimo, este foi um dos pontos que travou a assinatura do acordo firmado entre governo da Bahia e o Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, com mediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE)

Por Matheus Caldas.

A Ponte Salvador-Itaparica segue com impasses contratuais. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a nova empresa que entrou no consórcio para construção do equipamento, a CCECC, pediu o aporte público de mais R$ 1,5 bilhão do Banco do Nordeste, que se somariam aos outros R$ 3 bilhões já investidos pela estatal. O pedido foi feito enquanto ele esteve na China, na semana passada.

A explicação foi dada pelo governador nesta terça-feira (20), durante agenda em Salvador. De acordo com Jerônimo, este foi um dos pontos que travou a assinatura do acordo firmado entre governo da Bahia e o Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, com mediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“A gente já mediou uma reunião com o banco [do Nordeste]. Seria hoje. Eles mudaram para o próximo mês”, explicou, em entrevista a jornalistas.

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Jerônimo explicou situação sobre Ponte Salvador-Itaparica | Foto: Matheus Caldas/Aratu On

Jerônimo diz que, nesta manhã, realizou audiência com a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, que se comprometeu a intermediar conversas com empresas chinesas, no intuito de obter os R$ 1,5 bilhão pleiteados pelo consórcio.

O gestor indica que o contrato foi assinado por todas as partes, exceto a CCECC. Outra empresa do consórcio, a CCCC teria assinado o novo vínculo para construção da Ponte Salvador-Itaparica. 
Segundo Jerônimo, outros pontos foram alvo de pedido de renegociação pela CCECE. São eles:

  • Agilidade no visto para engenheiros chineses;
  • Correção de problemas com uma rocha considerada mole encontrada na sondagem em águas profundas.

De acordo com o governador, o problema com esta rocha foi o único ponto contratual questionado pelos chineses. A descoberta do material criou, na empresa da China, receio de novo aumento de custos. “Eles querem que tenha uma coisa que garanta. Então nós propusemos: vocês escrevem isso, consulta a gente, a gente responde, vocês têm um documento e anexa isso como parte do processo de garantia de vocês. Foi feito, isso foi resolvido”, concluiu.

Governador e acionistas chineses discutem questões técnicas para viabilização da construção da Ponte Salvador-Itaparica. Foto: Daniel Sena/GOVBA

Contrato da Ponte Salvador-Itaparica

A revisão contratual ocorre após o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovar, no último dia 11, um aditivo contratual entre o governo estadual e o consórcio responsável pela obra. Segundo o presidente do TCE, conselheiro Marcus Presídio, a concessão foi reduzida de 35 para 29 anos, enquanto o prazo de execução da ponte será de seis anos.

proposta aprovada pelo TCE em 11 de fevereiro deste ano, no valor de R$ 10,42 bilhões entre recursos públicos e privados, é de seis anos para a entrega da obra à população.

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