PF cumpre mandado na casa de Bolsonaro, que terá que usar tornozeleira
Ministros do Supremo desconfiavam e tiveram indícios de que Bolsonaro se preparava para fugir do Brasil
Por Da Redação.
A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na manhã desta sexta-feira (18), em Brasília. De acordo com a PF, o ex-chefe de Estado tem atuado para dificultar o julgamento do processo que julga possível tentativa golpe de Estado e tem atitudes que caracterizam crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.
A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, que também determinou que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica. O mandado também foi cumprido na sede do PL, partido do ex-presidente
Segundo a colunista do jornal Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, ministros do Supremo desconfiavam e tiveram indícios de que Bolsonaro se preparava para fugir do Brasil, pedindo asilo político a Donald Trump nos EUA.
Bolsonaro está proibido de usar as redes sociais e de se comunicar com o filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos.
O ex-presidente terá, ainda, que cumprir recolhimento domiciliar das 19 às 7 horas, inclusive aos fins de semana. Ele não poderá se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros.
Na última terça-feira (15), Bolsonaro afirmou que não sairia do Brasil, porque não conseguiria ficar distante da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Bolsonaro na mira da Justiça
Na noite da última segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação por tentativa de golpe de Estado do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete investigados.
Ainda de acordo com interlocutores, Bolsonaro reafirmou que, caso seja preso, preferiria continuar no Brasil, mesmo que em prisão domiciliar, aguardando a possibilidade de anistia futura.
A possibilidade de fuga aos Estados Unidos passou a ser ventilada desde quando o presidente norte-americano, Donald Trump, demonstrou apoio ao liberal e anunciou taxação de 50% dos produtos brasileiros
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).