PGR pede condenação por tentativa de golpe de Estado contra Bolsonaro
Além de Bolsonaro, também foi solicitado a condenação por tentativa de golpe de Estado contra aliados do ex-presidente
Por Da Redação.
Na noite desta segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação por tentativa de golpe de Estado do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete investigados.
+ Bolsonaro é intimado pela PF para depor sobre tentativa de golpe de Estado
O procurador-geral Paulo Gonet, quem assinou o documento, sustenta que os réus devem ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado. As penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Aliados que foram solicitados a condenação por tentativa de golpe de Estado
Além de Bolsonaro, também foram citados: Walter Braga Netto, general do Exército e ex-ministro; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa; e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
+ Saiba quem são os 34 denunciados pela PGR por crime de golpe de Estado
Em relação a Mauro Cid, que firmou acordo de delação premiada com a Polícia Federal, a PGR recomenda a suspensão da pena caso ele seja condenado.
A soma das penas pode ultrapassar 30 anos de prisão.
LEIA MAIS: Michelle Bolsonaro era 'radical' e instigava golpe de Estado, diz Cid
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).