Pesquisa aponta que 4 em cada 10 brasileiros recebem fake news diariamente

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de junho e 20 de julho e analisou também cidadãos dos Estados Unidos, Alemanha, Nigéria, Índia e Japão.

Por Da Redação.

Pesquisa aponta que 4 em cada 10 brasileiros recebem fake news diariamenteilustrativa / Pixabay

Um levantamento da Poynter Institute apontou que quatro em cada 10 brasileiros afirmam receber notícias falsas diariamente. Segundo os dados, 27% dos mais de 1,1 mil entrevistados relataram ser impactados semanalmente por conteúdos falsos, enquanto 13% disseram receber as publicações mensalmente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de junho e 20 de julho e analisou também cidadãos dos Estados Unidos, Alemanha, Nigéria, Índia e Japão. Com os países combinados, 62% dos entrevistados afirmaram receber informações falsas toda semana, enquanto 40% expressaram preocupação com os efeitos dos conteúdos enganosos.

No geral, as idades mais jovens, entre 18 e 25 anos, são as mais propensas a checar as informações antes de compartilhá-las, quando comparado com pessoas de idades mais avançadas. As principais checagens são realizadas em sites de pesquisa, verificando a fonte e data da publicação.

LEIA MAIS5x1: Vitória é goleado pelo Figueirense pela segunda rodada do quadrangular final da Série C

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e TwitterQuer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.