Kim critica PEC da redução da jornada proposta: ‘Populismo puro e simples’
A matéria é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e está em tramitação na Câmara dos Deputados
Por João Brandão.
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) criticou, em entrevista ao programa Linha de Frente, da TV Aratu, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, sem redução de salário. A matéria é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Para Kim, a proposta tem um viés populista e ignora a realidade da produtividade no Brasil. “Eu trabalhei na escala 6x1, eu sei como é difícil, sei como isso toma o seu tempo, principalmente quando você quer sair daquela realidade, daquela miséria. A única possibilidade que você tem é tentar buscar um outro trabalho ou estudar para se qualificar. E se não tem tempo nem pra isso, você fica preso, escravo daquela circunstância”, afirmou.
No entanto, ele avalia que a saída para a melhoria das condições de trabalho não passa por uma simples redução da jornada, mas sim por aumento da produtividade, redução da carga tributária e investimentos em qualificação profissional.
“Por que países desenvolvidos conseguem ter uma carga de trabalho menor e uma renda maior que o Brasil? Porque são mais produtivos. Aqui, muito por causa da CLT, 50% ou 55% daquilo que o empregador paga fica com o governo. Ou seja, o trabalhador produz o dobro daquilo que de fato fica com ele. E isso sem contar os impostos sobre consumo. No fim das contas, ele produz quatro vezes mais do que de fato leva pra casa depois de todos os impostos”, argumentou o parlamentar.
Kim defende que a discussão precisa ser mais ampla e focada em permitir que o trabalhador fique com uma fatia maior do que produz. “Temos que passar menos dinheiro para o governo e deixar mais com o trabalhador. Com investimento pesado em qualificação, aí sim podemos trabalhar menos, produzir mais e, consequentemente, ter uma sociedade mais rica”, concluiu.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).