Ivana Bastos se emociona ao tomar posse como presidente da AL-BA
Deputada estadual Ivana Bastos (PSD) tomou posse na noite desta terça-feira, após o afastamento provisório de Adolfo Menezes
Por João Brandão.
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) tomou posse, na noite desta terça-feira (11), como presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Eleita 1ª vice-presidente da Casa em 3 de fevereiro, ela assume o comando da AL-BA após o afastamento provisório de Adolfo Menezes, determinado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Hilton avalia afastamento de Adolfo Menezes da AL-BA: 'Vitória da Bahia'
![Ivana Bastos se emocionou durante cerimônia de posse na AL-BA. Foto: Vaner Casaes | AL-BA](https://adm.aratuon.com.br/assets/b926700c-da25-4e7e-b6d5-ace5ce8e0e78.jpeg?width=1280&format=webp&)
Ivana Bastos se emocionou durante cerimônia de posse na AL-BA. Foto: Vaner Casaes | AL-BA
A cerimônia de posse foi marcada pela discrição, sem discursos formais, em respeito ao colega afastado. Emocionada, Ivana lembrou dos pais falecidos recentemente e destacou a responsabilidade do novo cargo. “Assumo a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia com responsabilidade e compromisso”, declarou.
O afastamento de Adolfo Menezes ocorre enquanto o STF analisa questionamentos sobre sua reeleição. A Corte deve decidir o futuro do comando da AL-BA entre os dias 21 e 28 de fevereiro. Ivana Bastos ressaltou que a situação está “sub judice” e que aguarda com tranquilidade o desenrolar do processo.
+ AL-BA define presidentes e vices de 9 comissões permanentes
Em nota oficial, a nova presidente interina garantiu que sua gestão será pautada pelo respeito às instituições, à Constituição Estadual e aos interesses da população baiana. Ela afirmou que dará continuidade ao trabalho de Adolfo Menezes, mantendo a transparência, o diálogo democrático e a eficiência nas atividades parlamentares.
“Atuarei com independência, mas em harmonia com o Executivo, Judiciário e Ministério Público, de forma a convergir os interesses maiores da Bahia”, disse Ivana, citando o governador Jerônimo Rodrigues, a desembargadora Cynthia Resende e o procurador Pedro Maia.
Com a posse, Ivana Bastos se torna a primeira mulher, em 190 anos, a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia. A parlamentar celebrou o momento como um marco para a representatividade feminina na política estadual.
“Minha presença neste cargo reforça a importância da participação feminina na política e abre caminhos para que mais mulheres ocupem posições de liderança”, afirmou.
![Adolfo Menezes foi afastado da presidência após decisão do STF. Foto: Ascom ALBA](https://adm.aratuon.com.br/assets/e6903c0c-2ae4-403c-bb05-d90412db4dbe.jpg?width=1280&format=webp&)
Adolfo Menezes foi afastado da presidência após decisão do STF. Foto: Ascom ALBA
A presidente interina também destacou que pretende tornar a AL-BA um espaço mais acessível e participativo. “Mais do que legislar, queremos humanizar ainda mais esta Casa”, declarou, reforçando a importância da colaboração dos parlamentares, servidores e sociedade civil para fortalecer o Parlamento baiano.
A permanência de Ivana Bastos no comando da Assembleia dependerá da decisão do STF, que definirá se Adolfo Menezes poderá retomar o cargo ou se novas eleições internas serão necessárias.
LEIA MAIS: Hilton Coelho: Dom Quixote ou o radical anti-democracia?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).