Política

Governo demite diretor que teria dado aval para negociar vacinas da AstraZeneca; emails revelam transação, segundo reportagem

Lauricio Monteiro Cruz permitiu que entidade presidida por reverendo negociasse 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro.

Por Da Redação

Governo demite diretor que teria dado aval para negociar vacinas da AstraZeneca; emails revelam transação, segundo reportagemCréditos da foto: divulgação/Conselho Regional de Medicina Veterinária do DF

O diretor do departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Lauricio Monteiro Cruz, foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (8/7), segundo publicação no Diário Oficial da União.  Ele havia dado aval para que um reverendo e a entidade presidida por ele negociassem 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro.


Cruz foi nomeado em 31 de agosto de 2020, na gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello. A demissão vem assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, o general Luiz Eduardo Ramos, e acontece no momento em que a CPI da Pandemia investiga um suposto pedido de propina vindo de dentro da Saúde envolvendo doses da vacina AstraZeneca.


E-mails revelados em reportagem do Jornal Nacional mostram que Cruz deu aval para que o reverendo Amilton Gomes de Paula e a Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah) negociassem a compra da vacina por US$ 17,50 a dose.


O valor indicado pelo reverendo no e-mail à Davati representa 3 vezes mais do que os US$ 5,25 que o Ministério da Saúde pagou em cada dose da vacina AstraZeneca comprada em janeiro, de um laboratório na Índia.


Por saber dos trâmites envolvendo as negociações acerca do contrato com a Precisa, Lauricio Monteiro Cruz foi oficialmente convocado, na sessão de quarta-feira (08), a prestar depoimento na CPI da Pandemia. Amilton Gomes de Paula também será ouvido pelos senadores.


LEIA MAIS: Em Salvador, vacinação contra Covid-19 segue nesta quinta para pessoas em situação de rua; confira programação completa


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.