Política

Governador afirma que pode romper contrato com consórcios responsáveis pela Ponte Salvador-Itaparica e VLT do Subúrbio

Jerônimo se reúne amanhã com empresa contratada para obras do VLT; declaração do governador foi feita nos festejos do bicentenário da Independência da Bahia

Por João Brandão

Governador afirma que pode romper contrato com consórcios responsáveis pela Ponte Salvador-Itaparica e VLT do Subúrbio
Sem previsão para início das obras do VLT do Subúrbio e da ponte entre Salvador e a Ilha de Itaparica, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que há possibilidade de reavaliar e até romper os contratos com as concessionárias responsáveis pela execução das obras. A declaração foi feita neste domingo (2/7) durante os festejos do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. "Não vamos ter que continuar com o imbróglio quando existir", disse o governador.
A concessionária Skyrail, das empresas chinesas BYD e Metrogreen, é a contratada para a construção do VLT, que prevê a construção de 25 estações ao longo de 23,3 km entre o Comércio e a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Já a ponte deve ser contruída pela concessionária formada pelas empresas chinesas CR20, CCCCLTD e CCCC, com 12,4 km de extensão. As obras para os dois projetos não foram iniciadas.
Fabricante de carros elétricos, a BYD, que é acionista do grupo contratado para as obras do VLT, também planeja a construção de três fábricas na Bahia com investimento de R$ 3 bilhões. "Com a BYD, caso a gente perceba que tenha dificuldade de realização, a gente vai dialogar possibilidade de destrato e haverá licitação [para construção do VLT]", afirmou Jerônimo.
No caso da ponte Salvador-Itaparica, o governador afirmou que o presidente Lula (PT) conversou pessoalmente com o presidente da China, Xi Jinping, e com o consórcio que ganhou a licitação. "Caso a gente entenda que, em pouco tempo, as coisas não andaram, a gente toma providências", disse o governador.
Jerônimo afirmou que, no momento, está focado na mineradora Bamin, que anunciou há três meses a escolha do consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisae e pela chinesa CREC-10, para fazer obras em um trecho de 127 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) com o investimento foi de R$ 1,1 bilhão.
"Agora, estou focado na Bamin e amanhã e na terça, na BYD. O VLT vai estar na mesa com a BYD", disse Jerônimo. Segundo ele, a BYD fará "novos anúncios" na terça-feira (4/7), mas ele aproveitará a reunião para discutir as obras do VLT. A demora para o início das obras foi alvo de queixa dos leitores de Aratu On no mês passado, depois de o governador anunciar o início dos estudos para construção de um modal entre Salvador e Feira de Santana.
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