Especialista fala sobre importância de terras raras, cobiçadas pelos EUA
Especialista do Serviço Geológico do Brasil explica por que minerais de terras raras despertam interesse dos EUA
Por Lucas Pereira.
Desde o anúncio do tarifaço dos Estados Unidos ao Brasil, bem como outras medidas adotadas pelo Governo Donald Trump contra o maio país da América do Sul, um dos temas mais debatidos foi o interesse estadunidense nas chamadas “terras raras”, abundantes em nosso país. Entrevistada nesta quinta-feira (31) pelo Linha de Frente, da Rádio Antena 1 Salvador, a chefe do Departamento de Serviços Minerais do Serviço Geológico do Brasil, explicou o que são esses materiais.
De acordo com a Dra. Maísa Bastos Abram, as terras raras possuem grande importância na cadeia industrial, especialmente na produção de materiais energéticos e tecnológicos:
“Eles têm propriedades importantes, tanto do ponto de vista magnético, elétrico e como catalisadores. Eles formam importantes imãs e ele tem uma importância enorme para a indústria de turbinas eólicas, por exemplo. São importantes na parte elétrica, eles formam ligas com outros elementos e são importantes para a questão das baterias em veículos. Eles também são utilizados nas telas dos smartphones, dos tablets, então eles têm essa importância para tecnologia, né?”, pontuou a especialista.
Outros setores importantes para e hegemonia norte-americana também utilizam esses materiais de terras-raras. “Também são utilizados em mísseis e outros componentes da indústria bélica. E também eles são utilizados com catalisadores, por exemplo, no refino do petróleo. Eles têm um uma efetividade grande nesses processos industriais”, explicou.
Ainda segundo a Dra. Maísa, depois da China, o Brasil é o país com maior reserva de minerais de terras raras do mundo, tendo potencial até mesmo de ultrapassar os asiáticos.
+Pastor Isidório diz que Eduardo Bolsonaro é 'vira-lata' e Trump inveja o Brasil
E o que são as terras raras?
Diferente da sugestão do nome, as terras raras não são tão escassas assim e são relativamente abundantes na natureza. Eles são minerais da família dos elementos químicos lantanídeo, sendo 17 tipos no total. Eles podem ser subdivididos em leves médios e pesados e podem ser encontrados em diversos tipos minerais.
A lista desses minerais é composta por: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio, lutécio, ítrio e escândio.
Toda a entrevista da chefe do Departamento de Serviços Minerais do Serviço Geológico do Brasil no Linha de Frente está disponível no Youtube.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).