Conta de luz: Lula assina MP e amplia isenções na fatura; saiba mais
Cerca de 60 milhões de brasileiros deverão ser beneficiados com a isenção na conta de luz
Por Da Redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (21), uma Medida Provisória (MP) que propõe uma ampla reforma no setor elétrico brasileiro e amplia os benefícios na conta de luz para famílias de baixa renda.
Elaborada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a proposta prevê beneficiar cerca de 60 milhões de brasileiros. A medida, no entanto, ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal em até 120 dias para não perder a validade.
O anúncio foi feito pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após uma reunião entre o presidente Lula e líderes do Congresso Nacional.
Isenção na conta de luz
De acordo com o texto, os efeitos da MP devem começar a valer a partir de junho. A estimativa é que o custo da medida seja de R$ 3,6 bilhões por ano. Para os demais consumidores do mercado regulado, haverá um aumento médio de 0,9% nas contas de luz.
A proposta foi enviada pelo MME à Casa Civil no mês passado. Desde então, passou por análise técnica até sua finalização nesta quarta-feira.
Quem terá direito ao benefício?
-
Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759,00);
-
Residências com consumo mensal de até 80 quilowatts-hora (kWh);
-
Famílias indígenas, quilombolas ou residentes em áreas abastecidas por sistemas isolados de energia;
-
Pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos que sejam beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Descontos
-
Famílias que se enquadram nos critérios acima, mas que consomem mais de 80 kWh por mês: nesse caso, o consumo até esse limite será gratuito, e a tarifa normal será aplicada apenas sobre o excedente;
-
Unidades com consumo de até 120 kWh mensais e renda familiar per capita entre meio e um salário mínimo também terão direito à isenção da contribuição para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Neste caso, o desconto médio será de cerca de 12% na conta de luz.
Com informações do SBT News
Leia Mais: Conta de luz fica mais cara em maio após Aneel acionar bandeira amarela
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).