Caiado critica baiano do governo Lula e apoia pulverização da direita em 2026
Governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado critica baiano do governo Lula, Sidônio Palmeira
Por João Tramm.
Durante coletiva de imprensa no Palacete Tira Chapéu, em Salvador, no 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, o governador de Goiás e presidenciável para 2026, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez duras críticas ao governo Lula e ao marqueteiro baiano Sidônio Palmeira, atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A fala foi feita durante o 3° Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em Salvador, no Palacete Tira Chapéu. O evento foi promovido por Isabela Suaréz, da Associação Comercial da Bahia, e contou com a presença de diversas autoridades, como a do ex-presidente Michel Temer.
Caiado critica baiano do governo Lula
Caiado acusou o presidente de governar sob influência de marqueteiros, em especial de Sidônio Palmeira. Ministro de Estado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o baiano assumiu o cargo em janeiro deste ano.
“É a desordem do ponto de vista de organização de eficiência da marca do estado, que ao invés do presidente Lula ouvir os seus ministros de estado, ele escuta uma marketeiro aqui da Bahia. Esse é o grande pensador do governo Lula. É um, como é que chama? Sidônio.”
O governador prosseguiu ironizando a centralidade do marqueteiro nas decisões políticas.
“É um governo que é comandado por maqueteiro. Você quer o que de um governo desse?”
O baiano é engenheiro de formação e construiu uma carreira de destaque no marketing político e empresarial. A agenda oficial do Palácio do Planalto tem sempre o espaço reservado para a comunicação inaugurar os compromissos presidenciais.
A mudança de gestão gerou resultados nas redes sociais, que aposta em formatos curtos, dinâmicos e com linguagem descontraída, diante disso, o presidente Lula alcançou mais de 8 milhões de visualizações nos novos conteúdos, o dobro em comparação aos vídeos publicados anteriormente. Além de ter tido uma alta na popularidade nas últimas pesquisas.
Pulverização da direita em 2026
Questionado pelo Aratu On sobre a fala de Michel Temer no mesmo congresso desta quinta-feira, Caiado rejeitou a ideia de unificação da direita. O ex-presidente tinha indicado ter predileção pelo nome do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, enquanto Caiado defende a pulverização de nomes em 2026.
“Primeiro, essa é a intenção do PT. Nós não vamos fazer o jogo do PT, né? Nós vamos fazer o nosso jogo. Ou seja, nós teremos vários pré-candidatos. Pelo menos dificulta o PT utilizar toda a máquina para destruir um candidato só. O PT não tem escrúpulo. Eles não possuem nenhuma prática, no mínimo republicana, não tem menor constrangimento para usar a máquina para destruir um candidato”, opinou.
Segundo ele, nomes como Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr., Romeu Zema e o próprio Caiado estarão no páreo.
Saída de ministros da federação União Brasil–PP do governo Lula
Caiado também defendeu que os ministros filiados ao União Brasil e ao PP que permanecem no governo Lula devem deixar seus cargos até o fim de setembro. Caso contrário, serão desligados das legendas.
“Dia 30 de setembro é o data. Você sabe que foi dado prazo até o final do mês. Dia 30 de setembro, quem não sair vai ser excluído do partido.”
O aviso atinge diretamente os ministros Celso Sabino (Turismo), do União Brasil, e André Fufuca (Esportes), do PP, que seguem no governo mesmo após a decisão da federação pelo desembarque. O governador disse que não tem ingerência sobre os nomes indicados pelo seu correligionário, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
“Você como partido político não tem alcance sobre alguém que não seja filiado ao partido. Como é que você vai alcançar alguém que não seja filiado ao partido. Não tem compromisso partidário. Agora, quem tiver filiação ao partido não ficará no governo, ou será expulso", esclareceu.
A fala se refere aos nomes de Frederico Siqueira (Comunicações), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) que foram oficialmente propostos por Alcolumbre para assumirem as pastas ministeriais, ainda que os postos tenham contado com anuência partidária.
Apoio a ACM Neto na Bahia
Caiado é pré-candidato à presidência da República, nome lançado por ACM Neto. Na coletiva, ele também falou sobre as chances do correligionário em nova disputa pelo governo da Bahia, afirmando que o ex-prefeito de Salvador é conhecido pela população e que sua derrota anterior foi resultado da “máquina estatal”.
“ACM é uma pessoa que o povo da Bahia conhece bem. As pessoas sabem que realmente ele perdeu por conta da utilização da máquina, principalmente na estrutura do interior do Estado. Hoje está tendo a oportunidade de poder fazer toda essa caminhada pelo interior, mostrando o que é a gestão, o que é resultado, o que é qualidade de vida que o Salvador viveu quando ele esteve à frente dessa cidade. Então, eu acredito que neste momento as chances reais dele ser realmente eleito é muito grande, por um motivo só. Quem é que quer na Bahia viver sob o comando de faccionados? Pelo amor de Deus!", exclamou.
Ainda no Congresso desta quinta-feira, Caiado participou de entrevista exclusiva ao programa Linha de Frente, com o jornalista Pablo Reis. Na conversa, o governador disse que o PCC tem dominado setores importantes, a exemplo do imobiliário, de combustível e de usinas de álcool e açúcar.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).